Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

UE mobiliza mais 10 milhões de euros de ajuda humanitária à Síria

A União Europeia (UE) anunciou hoje que disponibilizou mais 10 milhões de euros para ajudar a população na Síria a ter acesso a água, aumentando o total da ajuda humanitária ao país para os 141 milhões de euros.

UE mobiliza mais 10 milhões de euros de ajuda humanitária à Síria
Notícias ao Minuto

21:19 - 22/12/21 por Lusa

Mundo Síria

A verba hoje anunciada destina-se a ajudar no combate aos efeitos da seca, melhorando o acesso à água e ajudando a reabilitação de infraestruturas hídricas consideradas críticas, indicou a Comissão Europeia num comunicado.

O financiamento irá também melhorar as condições de saneamento e higiene tanto em áreas controladas pelo Governo como por entidades não governamentais, permitir o fornecimento de ajuda alimentar e ajudar a expandir os serviços médicos essenciais.

Será ainda utilizada no apoio a pessoas vulneráveis, como os refugiados, nomeadamente com combustível para aquecimento no inverno, cobertores, vestuário e reparações de tendas.

A Síria enfrenta desde o verão uma crise de falta de água provocada pela pior seca dos últimos 70 anos.

Mais de cinco milhões de pessoas na Síria estão com grandes dificuldades de acesso à água, alimentos e eletricidade ecerca de 4,5 milhões necessitam urgentemente de assistência para se prepararem para o inverno.

A guerra na Síria, desencadeada em 2022, já provocou perto de meio milhão de mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Leia Também: Síria: Cerca de 3.700 mortos, número mais baixo desde o início da guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório