Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Reino Unido sem novas restrições, pelo menos antes do Natal

O primeiro-ministro disse que não há “elementos suficientes que justifiquem medidas mais severas antes do Natal”.

Reino Unido sem novas restrições, pelo menos antes do Natal
Notícias ao Minuto

20:20 - 21/12/21 por Daniela Filipe

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, revelou hoje que não serão impostas mais medidas de combate à Covid-19 no país, pelo menos antes do Natal.

O anuncio surge na sequência da reunião de ministros que se realizou na noite passada, na qual os responsáveis afastaram a possibilidade de novas restrições neste momento, apesar dos avisos dos especialistas quanto ao aumento do número de vítimas mortais e de hospitalizações sem a aplicação de medidas mais severas, e da rápida propagação da variante Ómicron em território britânico.

“Não consideramos que haja elementos suficientes que justifiquem medidas mais severas antes do Natal”, disse o responsável, num vídeo publicado na sua conta da rede social Twitter.

Ainda assim, Johnson salientou não ser possível descartar a aplicação de novas medidas depois do Natal, assegurando que as autoridades estão a monitorizar a evolução da Ómicron no país.

“Estamos prontos para agir, caso seja necessário”, acrescentou.

Nesse sentido, o primeiro-ministro deu luz verde às celebrações natalícias, mas apelou à tomada de cuidados, entre os quais a testagem antes de visitar um ente querido idoso ou vulnerável e o arejamento de espaços fechados.

Por outro lado, a vizinha Escócia anunciou esta terça-feira o cancelamento das celebrações de ano novo, assim como um limite no número de pessoas em espaços abertos e fechados.

“Sabemos por experiência própria que se esperarmos até que os dados nos digam conclusivamente que temos um problema, por exemplo, com as admissões hospitalares, já será demasiado tarde”, justificou Nicola Sturgeon.

Nas últimas 24 horas, o país registou 90.629 novos contágios e mais 172 óbitos causados pela Covid-19, segundo os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. No total, o Reino Unido contabiliza 11.542.143 infeções e 147.433 vítimas mortais.

Leia Também: Mais de 90 mil novos casos de Covid-19 e mais 172 mortes no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório