Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

UE felicita Gabriel Boric pela vitória nas presidenciais no Chile

A União Europeia (UE) felicitou hoje Gabriel Boric pela vitória na segunda volta das eleições presidenciais no Chile, realizada no domingo, esperando ainda fortalecer no futuro as relações entre os 27 do bloco comunitário e o país latino-americano.

UE felicita Gabriel Boric pela vitória nas presidenciais no Chile
Notícias ao Minuto

09:36 - 20/12/21 por Lusa

Mundo Chile

"A UE felicita Gabriel Boric pela sua eleição como futuro Presidente do Chile", escreveu o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

"Esperamos fortalecer ainda mais as nossas relações com o futuro Governo do Chile. Somos parceiros e juntos somos mais fortes", acrescentou o Alto Representante da UE para a Política Externa.

Ex-dirigente estudantil de esquerda, Boric, 35 anos, fortaleceu a sua liderança política durante os protestos sociais que o país enfrentou em 2019.

O novo Presidente eleito venceu a segunda volta das eleições presidenciais com 55,8% dos votos e com mais de 10 pontos de diferença sobre o candidato ultra-direitista José Antonio Kast, que imediatamente reconheceu a derrota.

Boric, apoiado pela Frente Ampla e pelo Partido Comunista, representa a parte da sociedade chilena que quer "mudanças profundas" e que participou nos massivos protestos pela igualdade de 2019: quer melhores pensões, educação, saúde e põe muita ênfase no ambientalismo e no feminismo.

Leia Também: Esquerda latino-americana celebra vitória do chileno Gabriel Boric

Recomendados para si

;
Campo obrigatório