Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Detido jovem jihadista suspeito de planear ataque em Marrocos

As forças de segurança marroquinas detiveram, numa cidade perto de Rabat, um alegado jihadista seguidor do Estado Islâmico, de 24 anos, suspeito de planear um ataque no país do Magrebe com engenhos explosivos, foi hoje divulgado.

Detido jovem jihadista suspeito de planear ataque em Marrocos
Notícias ao Minuto

22:41 - 17/12/21 por Lusa

Mundo Marrocos

O suspeito, que jurou lealdade ao Estado Islâmico, teria procurado ingressar num dos acampamentos da organização jihadista fora do país, antes de começar a planear o ataque em solo marroquino, revelou o Gabinete central de investigações judicias (BCIJ).

De acordo com a nota, divulgada pela agência noticiosa marroquina (MAP), a detenção ocorreu na quinta-feira na cidade Sala al Jadida, localizada a 13 quilómetros a leste de Rabat.

Esta operação resultou da cooperação de Marrocos com os serviços de inteligência dos Estados Unidos, pode ler-se.

O BCIJ está agora responsável por investigar o jovem, com a supervisão de um procurador especializado em terrorismo, de forma a recolher dados detalhados sobre o alegado atentado e as suas possíveis ligações em Marrocos ou no exterior.

Esta operação demonstra ainda a importância e eficácia entre os serviços de segurança marroquinos e norte-americanos na luta contra o extremismo e o terrorismo, salienta ainda o BCIJ no comunicado.

Leia Também: Restrições de viagens multiplicam-se devido à variante Ómicron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório