Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. EUA avisam Rússia de que não negoceiam sem aliados europeus

Os Estados Unidos avisaram hoje a Rússia de que não haverá discussões sobre segurança na Europa sem os aliados europeus, após um repto de Moscovo para iniciar negociações bilaterais para evitar uma escalada na Ucrânia.

Ucrânia. EUA avisam Rússia de que não negoceiam sem aliados europeus
Notícias ao Minuto

17:13 - 17/12/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Não haverá discussões sobre a segurança europeia sem os nossos aliados e parceiros europeus", disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.

Psaki admitiu que o Governo norte-americano já tomou conhecimento das exigências de Moscovo, que pretende limitar drasticamente a influência militar da NATO na Europa de Leste, incluindo na Ucrânia.

A Rússia exige que a NATO renuncie a qualquer atividade militar no território da Ucrânia e de vários países na Europa de Leste e propôs hoje negociações imediatas com os Estados Unidos, para evitar uma escalada de tensão junto das fronteiras da Ucrânia.

"Há décadas que temos sido bem-sucedidos nas negociações com a Rússia à volta de questões de segurança (...). Não há razão para que não possamos continuar neste caminho. Mas faremos isso em parceria e coordenação com os nossos aliados e parceiros europeus", explicou Psaki.

"Não vamos transigir nos princípios fundamentais da segurança europeia, em particular no facto de todos os países terem o direito de decidir o seu próprio futuro e a sua política externa sem estarem sujeitos a influências externas", acrescentou a porta-voz da Casa Branca, referindo-se ao pedido de Moscovo para que seja retirado o convite para que a Ucrânia integre a NATO.

Há várias semanas que os Estados Unidos insistem no seu desejo de agir em estreita consulta com os aliados europeus, sem, contudo, colocarem objeções à abertura de negociações com a Rússia.

Leia Também: Ucrânia. NATO alerta Rússia para "consequências" em caso de ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório