Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Friedrich Merz escolhido líder da CDU alemã pelos membros do partido

O conservador Friedrich Merz, de 66 anos, foi hoje escolhido pelos membros da União Democrata Cristã (CDU) como novo líder do partido, sucedendo a Armin Laschet, que abandonou o cargo depois da derrota nas legislativas.

Friedrich Merz escolhido líder da CDU alemã pelos membros do partido
Notícias ao Minuto

14:05 - 17/12/21 por Lusa

Mundo Alemanha

Depois de duas tentativas frustradas, em que perdeu frente a Annegret Kramp-Karrenbauer, em 2018, e já este ano, em janeiro, frente a Armin Laschet, o advogado e antigo líder parlamentar da CDU chegou à liderança da formação, com 62,1% dos votos.

O maior partido de oposição anunciou hoje, na sua sede, os resultados de uma votação inédita que permitiu aos seus 400 mil membros escolher por correio ou 'online' o novo líder, num escrutínio que começou a 4 de dezembro e terminou esta quinta-feira.

No total, foram cerca de 240 mil os votos reunidos. O resultado deverá agora ser confirmado no congresso do partido previsto para os dias 21 e 22 de janeiro.

Merz contava com dois adversários nesta corrida. Norbert Röttgen, antigo ministro do Ambiente, que também já tinha sido candidato uma vez, e que obteve 25,8% dos votos, e o estreante Helge Braun, chefe de gabinete de Merkel desde 2018 até à sua saída, a semana passada, que conseguiu 12,1%.

O diário "Frankfurter Allgemeine Zeitung" (FAZ) descreve Röttgen e Braun como "garantias da continuação do caminho iniciado por Merkel". Com Merz antecipa-se uma CDU mais conservadora e mais crítica com as decisões do passado.

Laschet anunciou que abandonaria a liderança da CDU onze dias depois das eleições gerais de setembro, que deram ao partido o pior resultado de sempre.

Leia Também: Alemanha reporta hoje mais 437 mortes e 50.968 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório