Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Irlanda do Norte. Bruxelas propõe solução para medicamentos

A Comissão Europeia propôs hoje medidas para garantir a continuidade do fornecimento de medicamentos à Irlanda do Norte pelo Reino Unido, numa tentativa de acalmar as tensões pós-'Brexit' com o Governo britânico.

Irlanda do Norte. Bruxelas propõe solução para medicamentos
Notícias ao Minuto

13:38 - 17/12/21 por Lusa

Mundo Brexit

Uma alteração da legislação visa permitir a autorização de genéricos e o acesso a terapêuticas inovadoras que podem salvar vidas, além de aliviar alguns dos controlos aduaneiros, mas com a condição de estes não entrarem no mercado único europeu. 

Num comunicado, a comissão disse que esta medida "depende de o Reino Unido cumprir de forma substantiva a legislação da UE (União Europeia) sobre qualidade, segurança e eficácia de medicamentos humanos ao emitir autorizações de mercado para a Irlanda do Norte". 

A solução "customizada" proposta reflete o resultado de discussões substanciais entre o vice-presidente da Comissão Europeia para Relações Interinstitucionais, Maros Sefcovic, e o secretário de Estado para as Relações Europeias, David Frost. 

"Prometi fazer tudo o que fosse necessário para garantir o fornecimento contínuo de medicamentos à Irlanda do Norte, ainda mais à luz destes tempos difíceis de pandemia. Hoje, estamos a transformar este compromisso genuíno com o povo da Irlanda do Norte numa solução duradoura, com base no nosso amplo alcance a todas as partes interessadas relevantes", disse o responsável europeu. 

Frost reagiu com cautela, alegando que ainda não teve tempo para examinar a proposta em detalhe, mas admitiu que é um sinal positivo. 

"Acredito que a nossa proposta de retirar os medicamentos do Protocolo ainda é a solução mais direta, dado que a prestação de serviços de saúde é uma função essencial do Estado e que os medicamentos da Irlanda do Norte são predominantemente provenientes de outras partes do Reino Unido. Mas estamos dispostos a olhar para a opção preferida da UE", afirmou, num comunicado. 

As propostas legislativas de hoje serão enviadas para o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, para serem analisadas e debatidas, prolongando até ao final de 2022 a suspensão dos controlos previstos no Protocolo da Irlanda do Norte do Acordo do 'Brexit'. 

David Frost lamentou que continuem a existir divergências nas outras áreas em negociação, nomeadamente controlos sanitárias e fitossanitárias, documentação, o papel de supervisão do Tribunal Europeu de Justiça e as ajudas estatais a empresas da Irlanda do Norte. 

"Não creio que as negociações estejam perto de produzir resultados que possam realmente resolver os problemas apresentados pelo Protocolo", afirmou.

O Protocolo foi a solução encontrada após o 'Brexit' para evitar uma fronteira física terrestre com a República da Irlanda, país membro da UE, um dos pilares do processo de paz formalizado em 1998 com o Acordo de Belfast. 

O Reino Unido considera que o impacto dos novos controlos estão a perturbar o acesso da Irlanda do Norte a produtos britânicos, tendo várias empresas ameaçado suspender o abastecimento à província britânica. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório