Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

CDC recomenda vacina da Pfizer ou Moderna em vez da J&J

O organismo alerta para os casos raros, mas potencialmente fatais, de coágulos sanguíneos.

CDC recomenda vacina da Pfizer ou Moderna em vez da J&J
Notícias ao Minuto

08:45 - 17/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Esta quinta-feira, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou que os norte-americanos optem pela vacina da Pfizer ou da Moderna em vez da Johnson & Johnson, devido aos raros - mas por vezes fatais - casos de coágulos sanguíneos.

A decisão surge depois de uma revisão dos dados disponíveis quanto aos efeitos secundários da vacina da J&J.

Na verdade, das cerca de 200 milhões de pessoas que já foram inoculadas no país, apenas 16 milhões receberam a vacina da J&J.

A farmacêutica disse, em comunicado, que a segurança daqueles que tomam a vacina é a sua prioridade, estando disponível para trabalhar com o CDC no futuro. Além disso, salientou que a vacina de dose única é eficaz e importante na imunização de pessoas “que não podem ser inoculadas várias vezes”.

Recorde-se que a vacina da J&J foi associada a casos raros de coágulos sanguíneos, principalmente em mulheres acima dos 50 anos.

De acordo com o regulador norte-americano, foram identificados 57 casos de trombose em combinação com trombocipenia, sendo que nove pessoas acabaram por morrer – sete mulheres e dois homens.

O comité apontou ainda que a vacina da J&J deve ser reservada para quem não queira, ou não possa, receber a vacina da Pfizer ou da Moderna.

Leia Também: AO MINUTO: Ómicron com "ritmo feroz"; Líderes mundiais apelam à vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório