Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Novas restrições na Europa; Aeroporto de Lisboa com "pico"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Novas restrições na Europa; Aeroporto de Lisboa com "pico"
Notícias ao Minuto

07:46 - 17/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Ontem, Portugal somou mais de cinco mil infeções associadas à Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, num momento em que os líderes mundiais alertam para a rápida propagação da nova variante Ómicron, que se poderá tornar a dominante no mundo nas próximas semanas.

Também Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, apontou que vem aí (mais) um "período difícil", apelando, por isso, à vacinação, à responsabilidade nos comportamentos e ao uso dos autotestes.

Na mesma linha, o primeiro-ministro admitiu ontem um prolongamento das medidas restritivas em vigor até 9 de janeiro devido à disseminação da variante Ómicron, colocando no horizonte a possibilidade uma quarta dose de reforço contra a Covid-19. Marcelo suportou esta hipótese, dizendo que "se for necessário reforçar as restrições, reforçamos".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será retomado na manhã de sábado. Em caso de sintomas, isole-se, contacte a autoridade de saúde e siga as recomendações dadas.  

23h45 - Brasil regista menor média diária de casos e óbitos do ano

O Brasil registou 206 mortes e 4.079 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo contabilizado a menor média diária de óbitos (130) e de infeções (3.457) do ano, informaram hoje fontes oficiais.

23h24 - Demitiu-se funcionário que investigava festa 'ilegais' em Downing Street

O chefe dos serviços civis no Reino Unido renunciou hoje à tarefa de investigar as festas de Natal em Downing Street, que terão violado as regras anti-covid, após o seu nome ter sido ligado a uma destas celebrações.

22h45 - Chile. Vacina experimental testada em leões, tigres, pumas e orangotango

A experiência ocorreu no Jardim Zoológico de Buin, situado nos arredores da capital chilena, Santiago.

"Estamos a utilizar uma vacina experimental que produzirá resultados de curto prazo que nos permitirão desenvolver uma vacina que hoje ainda não está no mercado", explicou o diretor do Zoológico, Ignacio Idalsoaga.

22h21 - EUA. Profissionais da defesa nacional dispensados por recusarem vacina

Mais de 100 fuzileiros navais e 27 aviadores foram dispensados dos serviços da defesa nacional dos Estados Unidos da América ​​por se recusarem a ser vacinados contra o coronavírus.

22h03 - Madeira regista 103 novos casos passando a contabilizar 1.078 ativos

A Madeira registou 103 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, contabilizando agora 1.078 casos ativos, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

21h45 - Moçambique entre países aos quais Canadá levanta proibição de voos

Moçambique figura na lista de dez países que o Canadá divulgou hoje que voltam a ser autorizados a efetuar voos diretos para território canadiano.

21h26 - Ómicron. Irlanda, Áustria, Alemanha e Dinamarca com novas restrições

A Irlanda, a Áustria, a Alemanha e a Dinamarca adotaram hoje novas medidas para deter a propagação da variante Ómicron do novo coronavírus, considerada mais contagiosa que todas as anteriores estirpes.

21h13 - Aeroporto de Lisboa com "situação de pico" nas chegadas

O Aeroporto de Lisboa registou hoje uma "situação de pico" nas chegadas, com um tempo de espera a chegar aos 45 minutos no controlo da realização de teste à covid-19, disse à Lusa a ANA - Aeroportos de Portugal.

20h52 - Emmanuel Macron anula visita ao Mali devido à crise da pandemia

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anulou uma deslocação prevista ao Mali, onde se reuniria com o presidente de transição e celebraria o Natal com as tropas francesas, devido à crise sanitária da covid-19, anunciou hoje a Presidência francesa.

20h38 - Cerca de 77 mil pedidos de vacinação para crianças dos 9 aos 11 anos

Cerca de 77 mil pedidos 'online' para a vacinação contra a covid-19 de crianças dos 9 aos 11 anos foram feitos até às 10:00 de hoje, divulgaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

20h20 - Cuidados intensivos a 62% do limiar crítico; Centro ultrapassa os 100%

O número de doentes de covid-19 em cuidados intensivos corresponde a 62% do limiar crítico de 255 camas, com o Centro a ultrapassar os 100% do nível de alerta, avança a análise de risco da pandemia hoje divulgada.

20h00 - Covid-19. Ómicron pode tornar-se "dominante durante a próxima semana"

"O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 547 casos, com tendência crescente a nível nacional". Esta é uma das conclusões do habitual relatório semanal das 'Linhas Vermelhas' da pandemia da Covid-19, divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Conheça todas as conclusões aqui. 

19h41 - Espanha com 33.359 novos casos e taxa de incidência sobe para 511

Espanha registou 33.359 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo a incidência aumentado para quase 511 casos por 100 mil habitantes.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde espanhol, o país contabilizou mais 41 mortes atribuídas à doença provocada pelo SARS-CoV-2 durante o mesmo período.

19h37 - Itália soma 120 mortes e mais 28.632 novas infeções pela Covid-19

tália somou, nas últimas 24 horas, 120 mortes e mais 28.632 novas infeções relacionadas com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de saúde. Desde o início da pandemia, o país já somou 135.421 óbitos e 5.336.795 casos. 

19h24 - Segundo dados da DGS foram já administradas 2.252.422 vacinas

Desde ontem há mais 3.354 pessoas com a vacinação primária completa e mais 51.333 com vacinação de reforço.

19h08 - Espanha com 33.359 novos casos e taxa de incidência sobe para 511

O número total de casos notificados em Espanha desde o início da pandemia é de 5.455.527 e já morreram 88.708 pessoas devido à Covid-19.

19h00 - Regulador condena ativismo político após declaração de Bolsonaro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira denunciou hoje ser objeto de "ativismo político violento", condenando as declarações do Presidente, Jair Bolsonaro, que instou à divulgação da identidade de quem aprovou vacinas contra a covid-19 para crianças.

18h47 - Maior cidade do Brasil investiga possível surto de Ómicron em festa

A prefeitura de São Paulo, a maior e mais populosa cidade do Brasil, investiga 300 casos suspeitos de infeção pela estirpe Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, dos quais 90 casos correspondem a pessoas que compareceram a uma festa.

18h40 - Bares e restaurantes em Londres encerram devido à propagação da Ómicron

Mesmo sem orientações por parte do governo britânico, várias empresas decidem fechar portas devido ao aumento de infeções diárias da nova variante do coronavírus.

18h33 - Açores reforçam testagem e isolamento em contactos próximos de Ómicron 

Os Açores alteraram os critérios de isolamento e testagem nos casos suspeitos de infeção pelo SARS-CoV-2 com a variante Ómicron, para tentar travar a propagação do vírus, revelou hoje o diretor regional da Saúde.

18h17 - Vacinas disponíveis são ineficazes contra a variante Ómicron, diz estudo

O lote atual de vacinas contra a Covid-19 pode ter dificuldades no combate à nova variante Ómicron, segundo um estudo da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, que vem contrariar o reconhecido imunologista e o atual conselheiro de Saúde da Casa Branca, Anthony Fauci.

18h10 - Pandemia. Relação do governo espanhol com comunidades autónomas triplicou

A prova mais conclusiva da intensidade da colaboração entre administrações no combate à Covid-19 foi a realização de 169 reuniões de conferências setoriais em 2020, mais do que o triplo do ano anterior (49). Das quais 82 foram do Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde.

18h06 - Dezenas de portugueses impedidos de viajar por causa de novas regras

Dezenas de portugueses já foram impedidos de embarcar em voos do Reino Unido para passar o Natal em Portugal devido à "falta de clareza" das regras dos testes à covid-19 e aplicação rigorosa das companhias aéreas, queixaram-se alguns dos afetados.

18h00 - António Costa reitera apelo para uma "adesão efetiva" à vacinação

O primeiro-ministro reiterou hoje o apelo a uma adesão efetiva ao processo de vacinação, alegando que, "ao contrário do que ouvimos dizer", as crianças também são infetadas e sofrem com a doença [covid-19].

17h47 - Mais 70.942 inoculações contra a Covid-19 e a Gripe em Portugal

Foram administradas em Portugal, relativamente ao dia anterior, mais 70.942 doses de vacinas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a Gripe. Os dados foram revelados esta sexta-feira através do relatório diário de vacinação, emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).  

17h33 - OMS aprova uso de emergência de vacina CovovaxTM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje o uso de emergência da vacina CovovaxTM contra a covid-19, produzida pelo Instituto Serológico da Índia e com licença do laboratório norte-americano Novavax.

17h15 - "Um arranha-céus". O gráfico que mostra como dispararam os casos lá fora

A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou, esta sexta-feira, que é "útil" ver o que está acontecer lá fora, em particular em países como o Reino Unido ou a Dinamarca, onde o "tradicional formato de evolução da curva da incidência é substituído por uma parede de casos, quase um arranha-céus de casos".

17h00 - Reino Unido soma 93.045 infeções e bate recorde com 3.201 casos Ómicron

Nova variante já conta com 14.909 no país. Em algumas regiões, a Ómicron já é dominante.

16h50 - Internamentos devido à Covid-19 duplicam em oito hospitais de Londres

O número de internamentos devido à Covid-19 disparou na capital de Inglaterra. Oito hospitais de Londres registam o dobro de pacientes hospitalizados, sendo que, em toda a cidade, os registos apontam para um aumento de mais de um terço em apenas uma semana.

16h43 - Já não é possível autoagendar vacinação de crianças para o fim de semana

Site da Direção-Geral da Saúde (DGS) apenas permite fazer o autoagendamento das pessoas com 60 ou mais anos ou dos 50 ou mais anos vacinados com Janssen.

Já não é possível fazer o autoagendamento das vacinas contra a Covid-19 para as crianças entre os 9 e os 11 anos, marcada para este fim de semana. A opção já não consta na secção dedicada aos pedidos de agendamento no site da Direção-Geral da Saúde (DGS).

16h40 -Bruno Lage confirma que Fábio Silva testou positivo à Covid-19

Bruno Lage confirmou, esta sexta-feira, que dois jogadores do Wolverhampton testaram positivo à Covid-19 e que, por isso, vão falhar o duelo com o Chelsea, agendado para domingo. Em conferência de imprensa, o treinador português admitiu, ainda, a possibilidade de a Premier League ter de parar face aos surtos que estão a prejudicar vários clubes. 

16h36 - Dinamarca encerra cinemas, teatros e salas de espetáculos

A Dinamarca anunciou hoje novas restrições à vida noturna e o encerramento de cinemas, teatros e salas de espetáculos, numa reação ao aumento recorde de novos casos da doença covid-19 registado no país nórdico.

16h15 - "Já temos 80 mil agendamentos" para vacinar crianças este fim de semana

Jovens entre os 9 e 11 anos vão este fim de semana começar a ser vacinados contra a Covid-19. "Já temos cerca de 80 mil autoagendamentos" feitos de crianças para vacinar este fim de semana, avança esta sexta-feira o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

16h08 - Governo alemão alerta para "vaga massiva" da variante Ómicron

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, avisou hoje que a Alemanha, já afetada por um significativo aumento de casos de Covid-19, tem de se preparar para uma nova "vaga massiva" de novas infeções associadas à variante Ómicron.

"Temos de nos preparar para um desafio que ainda não vivenciamos desta forma. (...) O grau de perigosidade da nova variante continua difícil de avaliar", declarou o ministro, numa conferência de imprensa em Hannover, capital do estado federado da Baixa Saxónia (centro-norte da Alemanha).

15h36 - Há 21 concelhos em risco extremo da Covid. Saiba qual é o estado do seu

Vila Nova de Paiva é o concelho do país onde, atualmente, a situação é mais grave, com 1.578 casos de infeção por 100 mil habitantes, seguindo-se Condeixa-a-Nova, com 1.520 casos.

O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes. 

Verifique se o seu concelho faz parte da lista, aqui.

15h33 - Kremlin defende regras sanitárias drásticas para residentes estrangeiros

O Kremlin defendeu hoje as novas regras sanitárias que, a partir de janeiro, vão impor exames médicos às centenas de milhares de estrangeiros que vivem na Rússia, medida que está a preocupar muitos empresários.

"Existem regras semelhantes num grande número de países (...) Mas, se surgirem problemas, resolveremos", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, explicando que o Presidente russo, Vladimir Putin, "apoia o estabelecimento das condições mais confortáveis possível para os empresários estrangeiros", desde que estes cumpram as regras sanitárias necessárias.

15h24 - Açores com 53 novos casos e 10 doentes internados

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 53 casos de Covid-19, a par de 17 recuperações e dez internamentos, somando 325 infeções ativas, divulgou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h20 - Se tem mais de 60 anos, faça o agendamento da vacina contra a Covid-19 e contra a gripe, alerta o SNS

15h16 - Incidência volta a subir e Rt regista ligeira redução

A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, passando para os 525,5 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) diminuiu ligeiramente para 1,07, segundo os dados oficiais de hoje.

15h00 - Crianças vacinadas vão "mobilizar" menores para campanha com fraca adesão

Os irmãos Maria Cristina e Rubém Octávio, 15 e 14 anos, foram hoje vacinados contra a Covid-19, em Luanda, e garantem "mobilizar mais crianças" para esta campanha "muito importante" que regista fraca adesão nos postos de vacinação.

14h54 - Presidente das Astúrias testa positivo à Covid-19

Adrián Barbón, presidente das Astúrias, disse hoje ter testado positivo à Covid-19. O anúncio foi feito na rede social Twitter, onde adiantou estar bem e em isolamento, salientando que o "rigoroso controlo" na região funciona.

14h24 - Portugal diagnosticou mais 4.644 casos de Covid-19 e 24 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, dá conta de que foram diagnosticados 4.644 novos casos de Covid-19 e 24 mortes associadas à doença em Portugal, nas últimas 24 horas.

Os dados representam uma variação de 0,13% no número de mortes e de 0,38% no número de casos face aos indicadores de ontem.

13h43 - SNS relembra que deve arejar os espaços fechados, para uma melhor proteção contra a Covid-19

13h39 - Vacinação de crianças pode mudar protocolos de prevenção nas escolas

O ministro da Educação disse hoje que a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, que se inicia no sábado, pode levar as autoridades de saúde a mudar os protocolos de prevenção da Covid-19 nas escolas.

"Temos durante os meses de dezembro e janeiro a primeira dose para as crianças entre os 5 e os 11 anos. Acreditamos que as autoridades de saúde, a partir do momento que as crianças destas idades estejam vacinadas mudarão o protocolo. A partir do momento em que exista um caso positivo numa determinada sala ou turma não terão todas de ter o isolamento profilático a que agora assistimos e que, sabemos que não é positivo", afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

13h04 - Teste inconclusivo de Pep Guardiola leva ao cancelamento de conferência

Pep Guardiola realizou um teste antigénio à Covid-19 e testou inconclusivo, o que levou o Manchester City a cancelar a conferência de imprensa que ia acontecer na manhã desta sexta-feira.

12h35 - Vacina da Moderna é a mais provável de causar inflamações cardíacas

Um novo estudo dinamarquês concluiu que há uma relação entre casos de inflamação do músculo cardíaco (miocardite) ou da membrana que o rodeia (pericardite) em pessoas que foram imunizadas com a vacina da Moderna contra o novo coronavírus. 

Segundo o estudo, publicado no British Medical Journal, o risco de inflamação cardíaca é "três a quatro vezes superior" em pessoas que tomaram a vacina da Moderna, face aos indivíduos vacinados com Pfizer-BioNTech. O estudo, no qual participaram quase 85% dos dinamarqueses (4,9 milhões de indivíduos), com 12 anos ou mais, analisou a ligação entre as vacinas Covid-19 da mRNA e a miocardite e a pericardite. 

12h32 - Festa eleva casos de Covid-19 na Austrália a valores recorde

As autoridades australianas estão a tentar contactar centenas de pessoas que estiveram presentes numa festa de celebração da nova gravação do álbum 'Red' da cantora Taylor Swift, que decorreu na semana passada, em Sydney, diz a Reuters. O evento traduziu-se na disseminação em massa da Covid-19, num momento em que os casos da doença no país se situam em valores recorde pelo segundo dia consecutivo.

11h39 - Governo pondera alargar número de testes grátis por indivíduo

"Será um alargamento que será possível e equacionável no contexto que estamos a observar e a acompanhar no início da semana que vem", disse a ministra da Saúde, em resposta a uma questão dos jornalistas sobre quando é que a medida pode entrar em vigor. 

Atualmente, recorde-se, cada indivíduo pode fazer até quatro testes grátis por mês. 

11h36 - Ministra da Saúde prevê "agravamento" de impacto sobre serviços

A ministra da Saúde admite o "agravamento" do impacto da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 sobre os serviços de saúde, ainda que os cuidados hospitalares tenham registado "níveis estáveis" nos últimos dados disponíveis.

"Temos de estar preparados", frisou, antecipando o "agravamento" do cenário, com "muito mais casos" da variante Ómicron em Portugal, "embora a maioria com menor gravidade".

11h08 - "Há uma aparente diminuição da eficácia da vacina" perante a Ómicron

Segundo a ministra da Saúde, a Ómicron conta, agora, com 20% de prevalência em Portugal, podendo chegar aos 50% no Natal, e aos 80% no final do ano. Assim, a tutela alerta para a necessidade de reforçar o "uso de máscaras", a "vacinação" e o "controlo de fronteiras".

Ainda que se saiba muito pouco sobre a nova variante, Marta Temido informa que a Ómicron "é mais transmissível do que a Delta, a variante predominante até à data", referindo também a duplicação de casos de um a dois dias na África do Sul, e de dois a três dias na Dinamarca e no Reino Unido. O tempo estimado para Portugal é "de dois dias", aponta. 

No entanto, a responsável salienta que, apesar do número elevado de casos, "a maioria [apresenta] menor gravidade", reforçando também o efeito protetor da vacina, cuja eficácia se situa entre os 70 e os 75%, após a dose de reforço.

Siga em direto.

10h49 - Comité de ética francês recomenda que a vacina pediátrica seja voluntária

O Comité Consultivo Nacional de Ética francês (CCNE) aprovou hoje a vacinação contra a Covid-19 para todas as crianças entre os 5 e os 11 anos, recomendando que a mesma seja voluntária e que não lhes seja imposto um certificado de vacinação.

Para o CCNE, cabe aos pais a decisão de vacinar os filhos contra a Covid-19, conselho que, segundo o Le Figaro, o governo se comprometeu a tomar.

10h45 - DGS recorda que o agendamento da vacina contra a Covid-19 para as crianças entre os 9 e os 11 anos já está disponível

9h57 - Vem aí o ano três da pandemia e da esperança de novos medicamentos

Novos medicamentos e uma segunda geração de vacinas poderão ficar disponíveis em 2022, mas a insuficiente vacinação global e a ameaça das variantes adensam as incertezas se a Covid-19 evoluirá para endemia em Portugal e no mundo.

9h53 - África do Sul doa dois milhões de vacinas da J&J ao resto do continente

A África do Sul anunciou hoje que irá doar dois milhões de vacinas da Johnson & Johnson ao restante continente, que ficarão disponíveis no decorrer do próximo ano, através de uma plataforma criada pela União Africana (UA).

9h33 - Espaços amplos, máscara, bolha familiar. Os conselhos da DGS para o Natal

As reuniões associadas ao período de festas devem ser "realizadas com grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social" e em espaços "amplos" e "ventilados", recomendou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

8h10 - CDC recomenda vacina da Pfizer ou Moderna em vez da Johnson & Johnson devido aos casos raros de coágulos sanguíneos 

Esta quinta-feira, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou que os norte-americanos optem pela vacina da Pfizer ou da Moderna em vez da Johnson & Johnson, devido aos raros, mais por vezes fatais, casos de coágulos sanguíneos. 

7h52 - Especialista avisa que números em janeiro podem chegar aos 10 ou 12 mil

Em declarações ao Diário de Notícias, Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, alertou que as medidas de contenção da Covid-19 devem ser reforçadas, senão podemos ter entre 10 mil a 12 mil casos em janeiro, quase o pico que tivemos no ano passado.

"Se quisermos evitar uma situação mais grave devem ser aprovadas já medidas mais restritivas", disse.

7h51 - Como distinguir os sintomas da Ómicron da gripe comum? O que tem de saber

A Ómicron tem sido associada a infeções leves, o que por sua vez resulta numa série de sintomas semelhantes aos da gripe comum.

Sofrer de dor de cabeça, dor de garganta, corrimento nasal, sensação de cansaço e experienciar espirros frequentes são sintomas que podem ser atribuídos a uma constipação ou gripe. Todavia, o professor Spector pede a todas as pessoas com esses sintomas para serem testadas imediatamente.

7h50 - Hoje a Alemanha conta com mais 437 mortes e 50.968 novos casos

A Alemanha diagnosticou, nas últimas horas, mais 50.968 novos casos de infeção pelo coronavírus e 437 mortes atribuídas à Covid-19, de acordo com a atualização feita esta sexta-feira pelas autoridades sanitárias alemãs. 

Foi registada uma ligeira diminuição no número de casos, que ontem eram 56.677. O mesmo aconteceu com o número de mortes, tendo em conta que ontem foram registadas 522 mortes por Covid-19.

7h27 - Biden alerta para crescimento galopante da Ómicron e apela à vacinação

O Presidente dos Estados Unidos alertou na quinta-feira que a nova variante da Covid-19 Ómicron já está naquele país e vai "começar a circular muito mais rapidamente", exortando os norte-americanos a vacinarem-se ou receberem a dose de reforço.

7h26 - Ómicron espalha-se a "ritmo feroz" mas UE está melhor que há um ano

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reconheceu hoje o "ritmo feroz" de propagação da variante Ómicron do SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, mas vincou que a União Europeia (UE) está "melhor que há um ano".

7h25 - China deteta 76 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 76 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 56 dos quais por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

7h11 - Bom dia! Iniciamos aqui mais um acompanhamento da Covid-19. Poderá recordar o anterior aqui.

Leia Também: Portugal está preparado para avançar com 4.ª dose de vacina se necessário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório