Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

NATO aprova orçamentos de gastos militares e civis para 2022

A NATO aprovou os seus orçamentos civil, no valor de 289,1 milhões de euros, e militar, de 1.560 milhões de euros, para o ano de 2022, informou hoje a Aliança Atlântica.

NATO aprova orçamentos de gastos militares e civis para 2022
Notícias ao Minuto

20:12 - 16/12/21 por Lusa

Mundo NATO

O Conselho do Atlântico Norte, o órgão máximo de tomada de decisões da NATO, aprovou os dois orçamentos na terça-feira, mas apenas hoje a organização tornou pública a decisão, através de um comunicado.

A Aliança Atlântica explicou que "todos os países membros contribuem para esses orçamentos, de acordo com uma fórmula de partilha de custos", com base na receita nacional bruta.

O orçamento civil, que aumentou 8,9% em relação a 2021, fornece fundos para o pessoal civil, custos operacionais e despesas com programas civis.

"O principal fator para este aumento de custos é a adaptação cibernética contínua da NATO", explicou a organização, no comunicado citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

O orçamento militar cobre os custos operacionais do quartel-general e dos programas, missões e operações da estrutura de comando da NATO em todo o mundo e foi reduzido em 3%, em comparação com 2021.

Além dos orçamentos civil e militar, o terceiro principal elemento de financiamento comum da Aliança é o Programa de Investimento em Segurança da NATO, que cobre investimentos em construção e sistemas de comando e controlo e que fixou o seu limite máximo para 2022 em 790 milhões de euros.

A Aliança Atlântica esclareceu que, através de uma estratégia de financiamento comum, os aliados "demonstram solidariedade e unem-se para enfrentar os desafios de segurança".

A NATO insiste no seu compromisso de garantir segurança aos países membros "de uma forma eficaz e financeiramente responsável".

Leia Também: Enviado russo disponível para negociar com EUA em qualquer país neutro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório