Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades do Mali torturam seis suspeitos de planear golpe de Estado

Os serviços de segurança do Mali torturaram seis homens, com choques elétricos e simulação de afogamentos, suspeitos de planear um golpe contra o Governo dominado pelos militares, denunciou a organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW).

Autoridades do Mali torturam seis suspeitos de planear golpe de Estado
Notícias ao Minuto

13:17 - 16/12/21 por Lusa

Mundo Mali

Além dos choques elétricos nas extremidades, torso e genitais, os detidos foram levados para instalações secretas onde foram espancados entre setembro e outubro, comunicou a HRW, citando como fontes os familiares e advogados das vítimas, assim como outros defensores dos direitos humanos e diplomatas estrangeiros.

Os serviços de segurança injetaram-lhes substâncias desconhecidas, mantiveram-nos em posições dolorosas, torturaram-nos com privação de sono e colocaram-nos em isolamento, declarou a ONG.

As autoridades, até ao momento, ainda não se pronunciaram sobre este assunto, informou a agência de notícias France-Presse (AFP). 

A existência da alegada tentativa de golpe de Estado só foi tornada pública em novembro pelo poder judicial.

Todavia, o país é governado por uma junta que já encenou dois golpes de Estado.

A HRW identificou os seis homens como o coronel major Kassoum Goïta, o ex-conselheiro presidencial Kalilou Doumbia, o comissário sénior da polícia Moustapha Diakité, o adjunto-chefe Abdoulaye Ballo, o empresário Sandi Ahmed Saloum, e Issa Samaké, mas não dá mais pormenores.

Para além dos maus tratos, a HRW denunciou uma série de irregularidades tais como a ausência de advogados durante os interrogatórios que duraram quase dois meses, e a inclusão, no processo, de informações obtidas sob tortura.

A organização apelou a uma investigação imediata e "imparcial".

"Os membros das forças de segurança do Mali considerados responsáveis pela tortura, qualquer que seja a sua patente, devem ser devidamente processados e despedidos", declarou a diretora da HRW no Sahel, Corinne Dufka.

Leia Também: EUA alertam Mali relativamente a ingerência de mercenários russos no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório