Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Seca está a aumentar insegurança alimentar nas áreas rurais

O agravamento da seca no Iraque está a aumentar a insegurança alimentar nas áreas rurais afetadas, onde uma em cada duas famílias precisa de ajuda, alertou o Conselho Norueguês de Refugiados.

Seca está a aumentar insegurança alimentar nas áreas rurais
Notícias ao Minuto

08:28 - 16/12/21 por Lusa

Mundo Iraque

"Uma em cada duas famílias em regiões afetadas pela seca precisa de assistência alimentar (...) e uma em cada cinco não tem comida suficiente para todos os seus elementos", afirmou a Organização Não Governamental (ONG), em comunicado, depois de ter realizado um estudo que envolveu 2.800 famílias de sete províncias iraquianas atingida pela escassez de água.

O Conselho Norueguês de Refugiados (NRC) diz que a seca, as altas temperaturas e a diminuição das chuvas refletiram a mudança climática global no Iraque nos últimos anos, mas sublinha que, em 2021, a falta de água agravou-se, causando perda de colheitas.

De acordo com o levantamento feito pelo NRC, 37% dos produtores de trigo, principal safra do país, e 30% dos produtores de cevada perderam pelo menos 90% de suas colheitas, enquanto mais de um terço das famílias também perderam cabeças de gado nos últimos meses devido a falta de água, nutrição inadequada ou doenças dos animais.

Isso fez com que o rendimento familiar médio caísse abaixo do limite de sobrevivência em seis das sete províncias incluídas neste trabalho.

Como consequência, "algumas pessoas disseram que reduziram a quantidade e a qualidade de seus alimentos, o que afeta particularmente as crianças", explicou à agência Efe Caroline Zullo, uma das assessoras de promoção das políticas do NRC no Iraque e uma das autoras do estudo.

Caroline Zullo alertou que, se essa situação continuar como se espera, "pode ??afetar a disponibilidade de trigo e a produção local ter que ser complementada com importações, o que pode resultar num aumento de preços no Iraque".

Outro efeito da seca, que o NRC já tinha alertado há meses e que atinge cerca de sete milhões de pessoas no Iraque e outros cinco milhões na vizinha Síria, é o êxodo de habitantes do campo para as cidades, principalmente jovens, devido à falta de perspetivas de emprego.

"Uma em cada 15 famílias disse que um de seus membros emigrou nos últimos 30 dias em busca de trabalho e renda", informa a nota.

As condições de seca devem permanecer em 2022 e o NRC exortou o governo central e as províncias a adotarem uma série de medidas, como a distribuição de grãos resistentes à seca, implementação de estratégias de mitigação climática ou fortalecimento das infraestruturas de irrigação.

Leia Também: Combates entre turcos e curdos no norte do Iraque provocam nove mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório