Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: "Temos de ser felizes"; Ómicron aumenta restrições de viagens

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: "Temos de ser felizes"; Ómicron aumenta restrições de viagens
Notícias ao Minuto

07:05 - 16/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O dia de ontem ficou marcado por ser o dia com maior número de novos casos desde fevereiro em Portugal (6.132 casos a 6 de fevereiro) e a quarta vez, este mês, que o número de casos ultrapassa a barreira dos 5 mil.  Ontem, Portugal registou mais 5.800 casos positivos e 11 óbitos.

A nível internacional o dia também ficou marcado pelo início da vacinação infantil em vários países da Europa nomeadamente: Espanha, Itália, Grécia e Hungria. Por cá, é agora possível possível fazer o autoagendamento da vacinação para crianças de nove anos.

Além disto, destaca-se também o aumento de casos da nova variante Ómicron em todo o mundo tendo sido decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que esta já está presente em surtos de transmissão comunitária.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite, este acompanhamento chega ao fim. Regressamos na manhã de sexta-feira com um novo acompanhamento da situação pandémica em Portugal e no Mundo. 

23h27 - Brasil soma mais 124 mortes e 3.720 novos casos de Covid-19

Registaram-se, esta quinta-feira, mais 3.720 casos de Covid-19 no Brasil e 124 mortes, de acordo com os dados relatados pelos estados brasileiros ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). A média de óbitos dos últimos sete dias fixa-se nos 134 e de casos nos 3.983. No total, o país presidido por Jair Bolsonaro regista 617.395 mortes e 22.204.941 pessoas que já foram infetadas com o novo coronavírus. 

23h49 - Bolsonaro divulga vídeo em que homem descreve vacinas como "porcaria"
 
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, divulgou hoje nas suas redes sociais um vídeo em que um homem não identificado critica as vacinas contra a covid-19 e as classifica de "porcaria". A publicação do vídeo coincidiu com a data de uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, órgão regulador brasileiro), que autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças entre os 05 e 11 anos.

23h34 - Prisão para empresário francês que desviou mais de 2 milhões em apoios
 
Um empresário francês foi condenado a quatro anos de prisão na Bélgica por desviar mais de dois milhões de euros de apoios públicos destinados às empresas, que encerraram atividade no primeiro confinamento em 2020, foi hoje conhecido. O Ministério Público (MP), que monitorizou a investigação, confirmou a informação à agência de notícias AFP, depois do jornal belga L'Echo ter noticiado na quinta-feira.

22h14 - Porto debate alargar acordo com táxis para deslocação a vacinação
 
A Câmara do Porto vota na segunda-feira uma proposta da maioria para prolongar até 30 de junho de 2022 o acordo com as centrais de táxis que realizam deslocações para os centros de vacinação contra a covid-19. Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo da Câmara do Porto na segunda-feira, a maioria municipal liderada pelo independente Rui Moreira propõe o alargamento do acordo de colaboração estabelecido com as centrais de táxis que realizam as deslocações de e para os centros de vacinação da cidade.

22h09 - Especialistas decidem se aplicam novas restrições à vacina J&J nos EUA
 
Consultores do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos reuniram hoje para determinar se devem ser aplicadas novas restrições para a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, devido à possibilidade desta causar coágulos sanguíneos.

21h45 - Madeira com mais uma morte, 152 novos casos e 1.081 infeções ativas

A Madeira registou hoje mais uma morte por covid-19, elevando o total de óbitos associados à doença para 122, indicou a Direção Regional da Saúde, reportando também 152 novos casos e um total de 1.081 infeções ativas no arquipélago.

21h27 - Governo aprova decreto-lei que altera medidas no âmbito da pandemia

O Governo aprovou hoje o decreto-lei que altera as medidas no âmbito da pandemia da covid-19, que incluem a aplicação do regime do apoio excecional à família no período de contenção, entre 2 e 09 de janeiro.

21h15 - É fundamental um equilíbrio "para não interromper a vida"

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considera fundamental que, na luta contra a covid-19, as pessoas encontrem um equilíbrio "para não interromper a vida", porque é importante a vida social.

21h00 -  EUA enviam mais 336 mil doses de vacinas para Angola

A embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Luanda anunciou hoje a chegada à capital angolana de 336 mil doses da vacina Johnson & Johnson contra a covid-19, doadas através da iniciativa Covax.

20h45 - Uso de máscara obrigatório em locais públicos na Madeira até 1 de março

"A medida aplica-se às pessoas com idade a partir dos 10 anos (salvo prescrição médica) para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável", lê-se no comunicado divulgado pelo executivo madeirense após a reunião semanal do Conselho do Governo.

20h34 - Pandemia causou 225.591 mortos e ultrapassou 9 milhões de casos em África

A pandemia de covid-19 já provocou 225.591 mortos em África, onde foram registados 9.049.217 casos, dos quais 8.270.074 recuperaram da doença, segundo dados oficiais regionais hoje divulgados.

20h22 - Restrições de viagens multiplicam-se devido à variante Ómicron

Do Canadá a Marrocos, da Irlanda a França, as restrições de viagens aumentam para conter a propagação alarmante da variante Ómicron da covid-19, enquanto os líderes europeus pedem para se acelerar a vacinação.

20h15 - Cerca de 61 mil crianças inscritas para vacinação no fim de semana

Cerca de 61 mil crianças estão inscritas para serem vacinadas contra a covid-19 no próximo fim de semana, 13 mil das quais autoagendadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

20h00 - Identificado primeiro caso de variante Ómicron na Madeira

As autoridades da Madeira identificaram a primeira infeção com a variante Ómicron do vírus da covid-19 na região, um caso importado do Reino Unido, disse hoje o secretário regional de Saúde. Da variante Ómicron na Madeira, a informação que temos é de que haveria um caso de uma cidadã inglesa, portanto, importado, que está já isolado numa unidade hoteleira", afirmou o secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no Funchal.

19h41 - Vem aí (mais) um "período difícil". O aviso de Graça Freitas

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avisa que se aproxima um período difícil e apela à vacinação contra a covid-19, à responsabilidade nos comportamentos e ao uso dos autotestes

19h02 - Liverpool com três baixas por suspeitas de Covid-19

O Liverpool confirmou nesta quinta-feira que suspeita que Fabinho, Curtis Jones e Virgil van Dijk poderão estar infetados com Covid-19. Os três jogadores não vão estar na partida desta noite frente ao Newcastle.

18h56 - Surto com duas mortes e 21 infetados em lar em Torres Vedras

O surto, com 21 casos ativos, foi identificado no lar "Seixinho O Meu Lar", foi hoje divulgado através do boletim epidemiológico disponibilizado pela Câmara de Torres Vedras, baseando-se em dados reportados pelas autoridades locais de saúde pública.

Desde que o surto foi detetado já se registaram duas mortes, estando a situação a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, segundo o mesmo documento, que não dá mais pormenores do caso.

18h54 - Já é possível autoagendar reforço Covid para pessoas a partir dos 60 anos

Os utentes com 60 ou mais anos já podem fazer o autoagendamento da terceira dose da vacina no portal covid-19.

Com esta possibilidade já disponível, os utentes a partir dos 60 anos já poderão selecionar o local que forem mais convenientes para a vacinação. 

18h41 - Itália regista maior número de casos de Covid-19 desde março

O Ministério da Saúde italiano reportou 26.109 novos casos de Covid-19, esta quinta-feira, o maior número de casos diários desde 12 de março, altura em que Itália registava 26.790 novas infeções.

A contagem de hoje é um aumento de 90% face aos 13.756 casos registados naquele país há três semanas.

17h53 - Transparência deve ser "compensada e não castigada"

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje ao fim da "desigualdade vacinal" e criticou as restrições impostas aos países onde foi detetada uma nova variante, cuja transparência devia ser "compensada e não castigada".

17h10 - Há 44 surtos da Covid-19 em lares de idosos

Os lares de idosos têm atualmente 44 surtos de covid-19, um número que se tem mantido estável nos últimos dois meses, revelou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. "Em termos do número de surtos, o número tem sido estável ao longo dos últimos dois meses. Neste momento, temos 44 surtos em lares", precisou, Ana Mendes Godinho, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

17h03 - Contenção após 9 de janeiro? "Faz muito sentido e é necessário"

Fará sentido falarmos agora em medidas de contenção contra a Covid-19 após o dia 9 de janeiro, como fez esta quinta-feira a diretora-geral de saúde, Graça Freitas? Tiago Correia, professor de saúde pública internacional, afirma que "faz muito sentido e é muito necessário que esta comunicação aconteça nestes dias e sobretudo antes do Natal”

16h44 - Nunca o Reino Unido tinha tido tantos casos num dia. São mais de 88 mil

O Reino Unido voltou a bater o recorde diário de novos casos de Covid-19 esta quinta-feira. Foram diagnosticados 88.376 casos de infeção, dos quais 1.691 são da nova variante do coronavírus, a Ómicron. Ao todo, o país já regista mais de 11 mil casos de Ómicron. De acordo com os dados da Agência de Segurança de Saúde britânica, o Reino Unido registou ainda, nas últimas 24 horas, 146 mortes associadas à Covid-19.

16h40 - Surto no hospital de Elvas com oito doentes infetados
 
Um surto de covid-19 no Hospital de Santa Luzia, em Elvas (Portalegre), já infetou oito doentes, disse hoje à agência Lusa o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ilídio Pinto Cardoso. De acordo com o porta-voz da ULSNA, os primeiros casos foram detetados na segunda-feira na ala direita de medicina, estando nesta altura os pacientes infetados "devidamente isolados", na "enfermaria covid".

16h37 - "Choque mais duro" por causa da pandemia "ainda poderá estar a chegar"

A pandemia fez aumentar "significativamente" o número de pessoas que pediu ajuda à Cáritas e se muitas enfrentaram e venceram "a crista da onda pandémica", "o choque mais duro ainda poderá estar a chegar", alerta um estudo divulgado hoje. O estudo "A Rede Cáritas em Portugal e a Resposta à Covid-19" foi apresentado hoje, em Lisboa, e dá conta de que esta organização da Igreja Católica apoiou 10.444 pessoas com 82.510 euros em vales alimentares e de 167.230,07 euros em apoios pontuais e urgentes, sendo que 60% das pessoas apoiadas eram novos beneficiários.

16h16 - Governo apela à vacinação e à "contenção de contactos" no início do ano
 
O Governo apelou hoje a uma "contenção de contactos" e restrição de interação social na semana após o período festivo, pedindo a todas as pessoas elegíveis para a terceira dose que agendem a sua vacina contra a covid-19. "Quando me pergunta o que é que deve ser feito na semana de contenção, esta é uma semana de contenção de contactos. Para isso não existem aulas presenciais, o teletrabalho é obrigatório, as discotecas e os bares estão fechados e todos nós, no âmbito das nossas vidas, devemos tomar medidas que conduzam à redução de contactos. É por isso que a medida se chama de contenção desses contactos", respondeu a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no briefing do Conselho de Ministros de hoje.

16h11 - Quarta dose? "Não será de todo precipitada", diz secretário da saúde

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, comentou, esta quinta-feira, a possibilidade de uma quarta dose da vacina, referida hoje pelo primeiro-ministro, António Costa, e ainda a necessidade de novas medidas para travar a evolução da pandemia. “[Quarta dose] não será de todo precipitada se pensarmos naquilo que será o futuro, e não será um futuro assim tão longínquo", aponta em declarações feitas durante visita ao Centro Hospitalar De Trás-Os-Montes E Alto Douro, em Vila Real. 

16h07 - Agência Europeia do Medicamento admite uso de tratamento oral
 
A Agência Europeia do Medicamento aprovou hoje a possibilidade de o medicamento para a covid-19 Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, ser usado em tratamento de pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave. A agência salienta que o medicamento "ainda não tem autorização de uso na União Europeia"(UE), mas admite que as autoridades nacionais poderão autorizar o uso daquele fármaco oral, de preferência "o mais cedo possível após o diagnóstico, até cinco dias depois do início dos sintomas".

16h03 - Mais de 1.200 passageiros tentaram entrar sem teste negativo em 15 dias
 
Mais de 1.200 passageiros tentaram entrar no país sem teste negativo ao vírus SARS-CoV-2 e 36 companhias aéreas foram multadas entre 01 e 15 de dezembro, revelou hoje a ministra de Estado e da Presidência. "Entre 01 e 15 de dezembro entraram no país sem teste, ou seja, o número de autos de contraordenação é de 1.274 e estão envolvidas 36 companhias", precisou Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

15h55 - Brasil já tem luz verde para vacinar crianças dos 5 aos 11 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira autorizou, esta quinta-feira, a administração da versão pediátrica da vacina da Pfizer em crianças dos 5 aos 11 anos. Contudo, ainda não há data prevista para o início da vacinação nessa faixa etária e, segundo o G1, o Brasil ainda não tem as doses ajustadas a essas idades.

15h40 - Governo faz ponto de situação sobre pandemia amanhã

A ministra da Saúde, Marta Temido, fará amanhã um ponto de situação da pandemia e da presença da nova variante do coronavírus em Portugal, anunciou esta quinta-feira a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva.

15h30 - Quénia confirma surto de gripe A em plena pandemia

Depois de as autoridades locais terem dado o alarme, o Instituto de Pesquisa Médica do Quénia (KEMRI, na sigla em inglês) efetuaram um estudo em setembro e novembro que finalmente confirmou o surto de gripe A.

15h25 - Sobe para sete o número de infetados no Real Madrid

O Real Madrid confirmou, esta quinta-feira, que detetou mais cinco casos positivos. Nas últimas horas também Asensio, Bale, Lunin e Rodrygo testaram positivo ao novo coronavírus, tal como Davide Ancelotti, treinador adjunto. Recorde-se que Luka Modric e Marcelo já haviam testado positivo ontem.

15h15 - Pobreza alcança nível recorde na Alemanha devido à pandemia

Em 2020, 16,1% dos alemães viviam abaixo da linha da pobreza, um índice considerado recorde e motivado pela pandemia, segundo um relatório apresentado hoje por uma associação de organizações de apoio contra a exclusão social.

15h00 - Portugal com 19 mortes e 5.137 casos nas últimas 24 horas

O país contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 19 mortes e 5.137 novas infeções pelo coronavírus, indica o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral de Saúde esta quinta-feira. O total acumulado é, agora, de 18.717 óbitos e 1.212.130 casos de infeção. Depois de, ontem, ter sido atingido um novo máximo de casos diários, o indicador reflete hoje uma ligeira descida, continuando, porém, acima do patamar dos 5 mil, pelo segundo dia consecutivo. Por outro lado, o número de novos óbitos subiu de 11, ontem, para 19, hoje.

14h55 - Mais um jogo adiado na Premier League devido a Covid-19

A Premier League informou, esta quinta-feira, que o duelo entre Leicester e Tottenham, agendado para esta noite, foi adiado devido ao surto de Covid-19 que fez disparar o número de casos positivos no plantel da equipa caseira.

14h50 - Um infetado pode contaminar até cinco pessoas, diz especialista

A médica e conselheira chefe da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, Susan Hopkins, sugeriu esta quinta-feira que cada infetado pela nova variante do coronavírus, Ómicron, pode contaminar até cinco indivíduos.

14h45 - Dinamarca é 1.º país da UE a autorizar medicamento para tratar infeção

A Dinamarca tornou-se hoje o primeiro país da União Europeia a autorizar o tratamento de pessoas de risco infetadas com Covid-19 com o medicamento antiviral experimental molnupiravir, desenvolvido pelo laboratório norte-americano Merck

14h20 - Tiago Tomás testa positivo à Covid-19 e aumenta baixas de Rúben Amorim

O jogador testou esta quinta-feira, positivo à Covid-19 e já se encontra em isolamento, avançou o jornal Record e confirmou o Desporto ao Minuto.

14h15 - 101 reclusos e 36 guardas prisionais infetados, surtos em resolução

A DGRSP disse à Lusa que no universo de 11.400 reclusos registam-se 101 casos ativos, sendo o número de casos clinicamente recuperados de 1.142. Quanto aos trabalhadores da DGRSP, existem, de momento, 42 casos ativos, repartidos por 36 guardas prisionais, um profissional de saúde e 5 outros funcionários. 

14h10 - Caso de contágio familiar entre os 200 trabalhadores da Conserva Ramirez

A administração da fábrica de Conservas Ramirez revelou hoje que após a testagem dos 200 colaboradores, foi detetado um caso positivo do SARS-CoV-2, resultante de um contágio familiar e "em nada relacionado" com o jantar de Natal.

14h00 - Alemanha regista mais 522 mortes e 56.677 novos casos

No total, o país acumula 6.670.407 contágios e 107.202 mortes relacionadas com a doença causada pelo SARS-ScoV-2. 

13h55 - "Se for necessário reforçar as restrições, reforçamos"
 
O Presidente da República reagiu às declarações do primeiro-ministro que, na manhã desta quinta-feira, admitiu que as medidas de combate à pandemia deverão ser prolongadas ou mesmo reforçadas depois de 9 de janeiro. Em declarações aos jornalistas, à saída do Hospital das Forças Armadas, Marcelo considerou sensatas as declarações do primeiro-ministro que, em Bruxelas, disse que as medidas de combate à pandemia podem ser prolongadas ou até mesmo reforçadas depois do dia 9 de janeiro.

12h35 - DGS falha prazo de abertura do agendamento para pessoas a partir dos 60 anos

O auto agendamento da vacinação de reforço para pessoas a partir dos 60 anos ainda não é possível, apesar de a Direcção-Geral da Saúde ter anunciado que ficaria disponível na quarta-feira, confirma jornal Público. Na altura em que foi anunciado este alargamento do reforço de vacinação, nesta quarta-feira o auto agendamento estaria disponível para esta faixa etária, sendo posteriormente alargado até aos 50 ou mais anos, segundo a DGS.

12h20 - Apenas 150 de 2 mil ensaios clínicos estão a ser feitos em África

Apenas 150 de cerca de dois mil ensaios clínicos de potenciais tratamentos estão a ser realizados em África, o continente que mais deverá precisar dessas terapêuticas devido à baixa taxa de vacinação, alertou hoje uma investigadora.

11h50 - França proíbe viagens de e para o Reino Unido devido a Ómicron

A França vai proibir as viagens de e para o Reino Unido. A medida restritiva de circulação entra em vigor à meia-noite desta sexta-feira e diz respeito a todo o tipo de viagens, incluindo por motivos profissionais.

11h25 - Portugal está preparado para avançar com 4.ª dose de vacina se necessário

Portugal já apresentou um pedido de compra conjunta de uma nova vacina adaptada à variante Ómicron, para o caso de ser necessária uma quarta dose, anunciou hoje, em Bruxelas, o primeiro-ministro, António Costa.

11h10 - Estados alemães pedem ação a Scholz para travar grupos anti-vacinas

Os ministros do Interior dos estados alemães receiam uma radicalização dos movimentos contra a vacinação e pediram ao Governo federal para agir face à descoberta de uma conspiração no Leste da Alemanha com planos de ataques.

10h35 - Hospital de Braga abre inquérito a morte de jovem após alta

O Hospital de Braga abriu um processo de inquérito para "apuramento de todos os factos" relacionados com a morte de uma jovem de 18 anos com covid-19, poucos dias após ter recebido alta.

10h30 - "Devíamos adiar todos os jogos da Premier. Os casos estão a disparar", diz Thomas Frank, Treinador do Brentford 

São várias as equipas com jogadores infetados e os pedidos para o adiamento de jogos acumulam-se. Assim, Thomas Frank, treinador do Brentford, veio a público defender o adiamento da 18.ª jornada que se avizinha no fim de semana. Citado pela Sky Sports, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Southampton, disse; "acho que devíamos adiar todos os jogos da próxima jornada da Premier League, agendada para este fim de semana. Os casos de Covid estão a disparar em todos os clubes. Todos os clubes estão a lidar com isto e estão a passar por problemas" afirmou Thomas Frank. 

10h00 - Costa admite prolongamento das medidas depois de 9 de janeiro

O primeiro-ministro considera que as medidas em vigor, no âmbito da pandemia, vão "seguramente" ser "prorrogadas, porque a 9 de janeiro não vamos estar em condições de [as] retirar", disse em Declarações feitas aos jornalistas à chegada ao Conselho Europeu.

8h55 - Portugal já fez mais de 23 milhões de testes desde o início da pandemia

Desde o início deste mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes, sendo que, até agora, o dia 10 de dezembro foi o dia com mais testes realizados: 197.718. Até ao dia de ontem foram feitos 23.124.747 milhões de testes à Covid-19 em Portugal.

8h30 - Covid-19 desencadeia Parkinson?

Uma equipa de cientistas publicou um estudo que sugere que o vírus da Covid-19 afeta diretamente a α-sinucleina, associada ao Parkinson. 

8h00 - "Não há dúvida" de que vai existir aumento de casos da variante Ómicron, diz Fauci

"Não há dúvida que irá existir um aumento rápido de infeções. Sabemos isso por causa do que é relatado pelas pessoas na África do Sul e, particularmente, no Reino Unido", disse Anthony Fauci. O epidemiologista acrescentou ainda, citado pela CNN, que existem "ferramentas para combater a pandemia. Precisamos apenas de as implementar".

7h50 - Israel vai doar 1 milhão de vacinas a África

Israel vai doar 1 milhão de vacinas a África, diz o Guardian. Este ato será feito através do programa COVAX, apoiado pela ONU. As vacinas serão transferidas nas próximas semanas. O Ministro das Relações Internacionais, Yair Lapid citado pela Reuters disse: "Estou muito feliz que Israel possa contribuir e ser um parceiro na erradicação da pandemia em todo o mundo”.

7h25 - Coreia do Sul impõe novas restrições devido a aumento de casos

A Coreia do Sul anunciou hoje o restabelecimento de horas obrigatórias de encerramento para vários locais públicos e a imposição do limite de quatro pessoas por grupo.

7h20 - China deteta 77 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 77 casos nas últimas 24 horas, 69 dos quais por contágio local.

7h10 - Despesa federal dos EUA em 2020 subiu 10% para 4,1 biliões de dólares, devido à Covid-19

A despesa dos EUA com cuidados de saúde aumentou acentuadamente em 2020 para 4,1 biliões (milhão de milhões) de dólares (3,6 biliões de euros), libertados pelo Congresso para combater a pandemia em várias frentes.

7h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta quinta-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de quarta-feira, relativamente à pandemia da Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório