Desclassificados 1.491 documentos sobre a morte de John F. Kennedy

O Governo dos Estados Unidos desclassificou 1.491 documentos, até agora secretos, relacionados com a morte do ex-presidente John F. Kennedy em Dallas, no Estado do Texas, em 1963, foi hoje divulgado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/12/2021 06:18 ‧ 16/12/2021 por Lusa

Mundo

EUA

Os arquivos em formato de telegramas, relatórios e comunicados intergovernamentais podem a partir de agora ser acedidos publicamente através do sítio da Internet dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos, embora não incluam todos os documentos do Governo sobre o assunto.

Centenas de documentos, que se presumem ter as informações mais sensíveis sobre o caso, continuam secretos, segundo noticiaram hoje vários órgãos de comunicação social.

Segundo a legislação de 1992, as informações sobre o assassinato de JKF deviam ter sido tornadas públicas 25 anos depois do sucedido, ou seja, em 2017, mas a lei prevê um possível adiamento caso existam preocupações com a segurança nacional.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a divulgação de 2.800 documentos inéditos em outubro de 2017, mas decidiu manter centenas de outros em segredo invocando aquela exceção, sendo que vários destes foram desclassificados hoje.

No total, o Arquivo Nacional já divulgou mais de 90% dos documentos do Governo sobre o assassinato de JFK.

O ex-presidente democrata foi assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas por Lee Harvey Oswald, que segundo a investigação oficial agiu sozinho, conclusão que muitos historiadores e curiosos sobre este caso continuam a levantar dúvidas.

Leia Também: Washington sanciona entidades chinesas para combater tráfico de opiáceos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas