Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Alemanha expulsa dois diplomatas russos após condenação

A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, anunciou hoje que a Alemanha decidiu expulsar dois diplomatas russos após a condenação em Berlim de um cidadão russo por um assassínio encomendado, segundo a justiça, por Moscovo.

Alemanha expulsa dois diplomatas russos após condenação
Notícias ao Minuto

17:36 - 15/12/21 por Lusa

Mundo Alemanha

"O embaixador [russo na Alemanha] foi informado de que dois elementos do pessoal diplomático da embaixada da Rússia são declarados 'persona non grata'", indicou a chefe da diplomacia alemã, sublinhando que o assassínio cometido "por encomenda estatal" em pleno dia em Berlim, em agosto de 2019, foi um "grave atentado à soberania da República Federal da Alemanha".

Um tribunal berlinense condenou hoje a prisão perpétua um cidadão russo que, durante o dia, matou um opositor tchetcheno na capital alemã em 2019, no que ficou conhecido como "o assassínio do Tiergarten" e que a ministra alemã classificou como "uma execução".

Na sentença, o juiz considerou provado que o assassino agiu seguindo instruções dos serviços secretos russos, recordou Baerbock.

Atos como o assassínio do opositor tchetcheno representam "um sério obstáculo" ao tipo de comunicação que, segundo a ministra, deveria existir entre a Rússia e a Alemanha, "aberta e honesta, no interesse de ambos", como transmitiu ao seu homólogo russo, Serguei Lavrov, numa conversa telefónica realizada na terça-feira.

"O Governo fará todos os possíveis por garantir a segurança no nosso país e o respeito pela nossa ordem jurídica", concluiu Annalena Baerbock, que assumiu o cargo na semana passada.

Em 2019, alguns meses após o crime, Berlim expulsou dois diplomatas russos por "não contribuírem" para o esclarecimento do caso.

Leia Também: Alemanha condena russo a perpétua por assassínio a mando de Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório