Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Presépio em La Palma é feito com… cinza vulcânica do Cumbre Vieja

O objetivo era trazer algum espírito natalício à comunidade, porque as "pessoas estão muito tristes e preocupadas".

Notícias ao Minuto

16:20 - 15/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Cumbre Vieja

Cinza e pedras vulcânicas do Cumbre Vieja fazem parte do cenário de um presépio numa igreja de La Palma, nas Ilhas Canárias.

A ideia foi de Domingo Guerra, padre da igreja de Tajuya, e de Ruben Lopez, geólogo do Instituto Geográfico Nacional da Espanha, que queriam marcar os três meses de erupções com a construção do presépio.

“Estamos a fazê-lo com lava, cinzas e bagacina [pedra vulcânica], para que tenha uma representação do vulcão, já que estamos apenas a três quilómetros e esta tarde até conseguimos ouvir as explosões”, disse Lopez à Reuters.

Além disso, os homens queriam trazer algum espírito natalício à comunidade, porque as “pessoas estão muito tristes e preocupadas”, acrescentou.

No presépio, que se encontra no altar da igreja, é possível ver o berço de Jesus rodeado de lava, e as pedras e cinza vulcânica completam o cenário.

A erupção do Cumbre Vieja é mais longa nas Ilhas Canárias, pelo menos desde que há registo. Milhares de pessoas já foram retiradas do local desde 19 de setembro e pelo menos 2.910 edifícios foram destruídos. As plantações de bananas, a maior fonte de rendimentos da região, estão também em risco.

Veja a galeria acima.

Leia Também: Cumbre Vieja abre novo foco emissor e intensifica-se atividade sísmica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório