Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

EUA criticam falta de empenho do Irão nas negociações de energia nuclear

Os Estados Unidos preparam de forma "ativa" em conjunto com os aliados um acordo sobre a energia nuclear iraniana em caso de as negociações falharem, disse hoje o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken.

EUA criticam falta de empenho do Irão nas negociações de energia nuclear
Notícias ao Minuto

08:55 - 14/12/21 por Lusa

Mundo energia nuclear

"Dentro de pouco tempo poderá ser demasiado tarde. O Irão não está empenhado em verdadeiras negociações", disse Blinken numa conferência de imprensa em Jacarta, Indonésia, referindo-se às negociações de Viena em que participam representantes de Teerão.

"Sem progressos rápidos (...) o acordo sobre a energia nuclear do Irão vai ser uma 'concha vazia'", acrescentou citando as propostas dos negociadores alemães, britânicos e franceses.

"O que vemos agora é que o Irão está a perder um tempo precioso defendendo as posições deles que são incompatíveis com um regresso ao acordo de 2015", disse ainda o secretário de Estado norte-americano que se encontra na capital da Indonésia.  

Neste sentido, Antony Blinken voltou a dizer que apesar da diplomacia ser a melhor opção mas alertou que os Estados Unidos estão a discutir com parceiros e aliados novas alternativas. 

Por outro lado, Antony Blinken não se pronunciou sobre as declarações do homólogo britânico que afirmou domingo que as atuais negociações são a "última oportunidade para o Irão".

As negociações indiretas entre o Irão e os Estados Unidos, intermediadas pelos europeus, foram retomadas no final de novembro em Viena na tentativa de recuperar o acordo de 2015 que supostamente impedia a República Islâmica de fabricar armamento nuclear.

O acordo internacional foi afetado após a retirada unilateral dos Estados Unidos em 2018, durante a presidência de Donald Trump.

Leia Também: Acordo nuclear: "É a última oportunidade para Irão adotar posição séria"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório