Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Indonésia levanta alerta de tsunami

A Indonésia levantou hoje o alerta de tsunami emitido na sequência do sismo de magnitude de 7,3 ao largo da ilha das Flores, no leste do país.

Indonésia levanta alerta de tsunami
Notícias ao Minuto

06:57 - 14/12/21 por Lusa

Mundo Indonésia

De acordo com o Instituto geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilómetros sob o mar, enquanto o epicentro foi registado a 112 quilómetros a norte da cidade de Maumere, a segunda maior da ilha, com uma população de 85 mil habitantes.

Algumas horas depois do sismo, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico no Hawaii e a agência indonésia levantaram o alerta de tsunami.

As autoridades indonésias não registaram, até agora, quaisquer vítimas ou danos causados pelo sismo.

O porta-voz da agência de mitigação de desastres indonésia Abdul Muhari disse que os residentes sentiram fortemente o sismo e imagens transmitidas pela televisão mostraram pessoas a fugir de edifícios a abanar.

A Indonésia, um vasto arquipélago com 270 milhões de habitantes, é frequentemente atingida por sismos, erupções vulcânicas e tsunamis por estar assente no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica.

Em janeiro, um sismo de magnitude de 6,2 na província de Sulawesi ocidental causou pelo menos 105 mortos e perto de 6.500 feridos.

Leia Também: Autoridades da Indonésia alertam para a possibilidade de tsunami

Recomendados para si

;
Campo obrigatório