Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Autoridades da Indonésia alertam para a possibilidade de tsunami

A agência meteorológica indonésia alertou hoje para a possibilidade de um tsunami, na sequência do sismo de magnitude de 7,3 registado no leste da Indonésia.

Autoridades da Indonésia alertam para a possibilidade de tsunami
Notícias ao Minuto

06:17 - 14/12/21 por Lusa

Mundo Indonésia

"Pedimos às pessoas que se encontram nas zonas costeiras para se afastarem das praias, especialmente no lado norte, onde em 1972 ocorreu um grande maremoto", disse um responsável local, Anton Hayon.

O abalo ocorreu às 03:20 (hora em Lisboa), a uma profundidade de 18,5 quilómetros no mar das Flores, a uma centena de quilómetros de distância da localidade de Maumere, indicou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Maumere é a segunda maior cidade das Flores, com 85 mil habitantes.

As autoridades indonésias não registaram quaisquer vítimas ou danos causados pelo sismo, para o qual o USGS apontou uma magnitude de 7,6, entretanto revista para 7,3.

O porta-voz da agência de mitigação de desastres indonésia Abdul Muhari disse que os residentes sentiram fortemente o sismo e imagens transmitidas pela televisão mostraram pessoas a fugir de edifícios a abanar.

A Indóneia, um vasto arquipélago com 270 milhões de habitantes, é frequentemente atingida por sismos, erupções vulcânicas e tsunamis por estar assente no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica.

Em janeiro, um sismo de magnitude de 6,2 na província de Sulawesi ocidental causou pelo menos 105 mortos e perto de 6.500 feridos.

Leia Também: Sismo de mangnitude de 7,6 na Indonésia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório