Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha vê com flexibilidade atualização do pacto de estabilidade

O novo ministro alemão das Finanças, o liberal Christian Lindner, realçou hoje a flexibilidade com que o seu país aborda o debate sobre a reforma do Pacto de Estabilidade.

Alemanha vê com flexibilidade atualização do pacto de estabilidade
Notícias ao Minuto

23:58 - 13/12/21 por Lusa

Mundo Alemanha

Esta reforma deve fixar o método para o saneamento das contas públicas depois do impacto orçamental da crise suscitada pela pandemia do novo coronavirus.

"Não nos devemos cingir só às regras", disse Lindner, em Paris, na sua primeira visita ao estrangeiro, durante uma conferência de imprensa, em que esteve acompanhado pelo seu homólogo francês, Bruno Le Maire.

O ministro alemão insistiu em que se deve combinar o saneamento das contas públicas com os investimentos públicos que, na sua opinião, são necessários, em alguns setores para atualizar o modelo económico, em particular para a transição energética.

Por seu turno, Le Maire, sublinhou as concordâncias com Lindner na ideia de que o crescimento económico deve ser "a chave" para reduzira dívida.

Os dois ministros também entendem que não há pressa em definir o novo quadro do pacto de estabilidade, uma vez que antes se devem ouvir as posições de todos os países.

A França assume a presidência do União Europeia durante o primeiro semestre de 2022, mas Le Maire já disse que esse não é o prazo para concluir as discussões e voltou, hoje, a repetir que "se for preciso mais tempo para se chegar a um compromisso, pois dar-se-á mais tempo".

Leia Também: Alemanha ativa centro de crise informática face a problema "crítico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório