Vários tubarões fêmeas foram filmados, em Guadalupe, com marcas de grandes dentadas junto às guelras. O que parecia serem marcas de ‘guerra’, são afinal “cicatrizes do acasalamento”, pelo menos foi a conclusão a que chegou o autor do vídeo partilhado nas redes sociais, esta segunda-feira.
De acordo com Jalil Najafov, do Azerbeijão, as grandes marcas de dentadas que se veem no vídeo publicado no Instagram foram causadas por tubarões machos que basicamente obrigaram as fêmeas a ter sexo forçado.
As “raras imagens”, como descreve o cineasta subaquático, foram captadas durante a temporada de acasalamento dos tubarões. “Quando são mais profundas, as cicatrizes do acasalamento indicam uma motivação mais forte por parte dos machos, ou seja, um acasalamento coercitivo”, explicou o repórter de imagem.
Ver esta publicação no Instagram
Recorde-se que há poucos registos de tubarões a acasalarem no seu habitat natural, contudo, são vários os investigadores que defendem que estes animais ficam muitas vezes feridos durante os atos sexuais. Os machos tendem a usar as mandíbulas para agarrar as parceiras junto às guelras ou na barbatana para a cópula e é nessa altura que as fêmeas podem ficar feridas. Há até quem diga que ocorrem “violações”. No entanto, na maioria das vezes, o ato sexual não é tão violento assim.
Leia Também: Idosa atacada por tubarão em praia do Brasil. É o segundo caso num mês