Fêmeas de tubarão filmadas com "cicatrizes do acasalamento"

Machos mordem parceiras junto às guelras e barbatanas para a cópula.

Tubarão fêmea ferida

© Instagram / Jalil Najafov

Notícias ao Minuto
13/12/2021 18:02 ‧ 13/12/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Tubarões

Vários tubarões fêmeas foram filmados, em Guadalupe, com marcas de grandes dentadas junto às guelras. O que parecia serem marcas de ‘guerra’, são afinal “cicatrizes do acasalamento”, pelo menos foi a conclusão a que chegou o autor do vídeo partilhado nas redes sociais, esta segunda-feira.

De acordo com Jalil Najafov, do Azerbeijão, as grandes marcas de dentadas que se veem no vídeo publicado no Instagram foram causadas por tubarões machos que basicamente obrigaram as fêmeas a ter sexo forçado.

As “raras imagens”, como descreve o cineasta subaquático, foram captadas durante a temporada de acasalamento dos tubarões. “Quando são mais profundas, as cicatrizes do acasalamento indicam uma motivação mais forte por parte dos machos, ou seja, um acasalamento coercitivo”, explicou o repórter de imagem.

Recorde-se que há poucos registos de tubarões a acasalarem no seu habitat natural, contudo, são vários os investigadores que defendem que estes animais ficam muitas vezes feridos durante os atos sexuais. Os machos tendem a usar as mandíbulas para agarrar as parceiras junto às guelras ou na barbatana para a cópula e é nessa altura que as fêmeas podem ficar feridas. Há até quem diga que ocorrem “violações”. No entanto, na maioria das vezes, o ato sexual não é tão violento assim.

Leia Também: Idosa atacada por tubarão em praia do Brasil. É o segundo caso num mês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas