Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Do plano B ao plano C: "Reino Unido enfrenta tsunami Ómicron"

Voltam-se a apertar as regras perante o aumento de casos da nova variante. Famílias inteiras terão de fazer isolamento de 10 dias caso um membro esteja infetado, mesmo que tenham teste negativo à Covid-19.

Do plano B ao plano C: "Reino Unido enfrenta tsunami Ómicron"
Notícias ao Minuto

15:54 - 10/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Escócia

Depois do plano B, o Reino Unido deverá passar ao plano C e apertar (ainda mais) as regras para travar o crescimento da nova variante da Covid-19, a Ómicron. 

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, alerta que o Reino Unido vive um "tsunami Ómicron" e anunciou novas regras para travar o aumento de casos no país. Este anúncio surge numa altura em que há já relatos de novas medidas no Reino Unido a serem preparadas, a que chamam 'plano C'.

Famílias inteiras na Escócia terão, a partir desta sexta-feira, de ficar em isolamento por 10 dias se um dos familiares da casa testar positivo à Covid-19. Mesmo que estes elementos tenham um teste negativo ou o esquema vacinal completo, o isolamento é obrigatório.

Sturgeon afirma compreender que a medida radical "não seja fácil" e que haveria ausências nos serviços essenciais, porém, considera a ministra, a mudança é "essencial neste momento". 

A ministra apelou ainda a que as festas de Natal sejam adiadas e se limitem "contatos desnecessários". 

O ministro Michael Gove deverá realizar uma reunião de emergência esta tarde para discutir os dados mais recentes da Covid e a resposta do Reino Unido. Espera-se que desta reunião possa sair o referido plano C, em que os lares possam ser submetidos a mais restrições e as máscaras tornadas obrigatórias em bares e restaurantes.

O Reino Unido soma atualmente 817 casos da nova variante e o secretário da saúde do país estima que, até ao final do mês, cheguem ao milhão de casos. A variante poderá tornar-se dominante no país este mês, segundo os peritos. 

O país soma esta sexta-feira mais 58.194 casos de Covid-19 em 24 horas passando agora a totalizar 10.719.165 de infetados desde o início da pandemia. Desde dia 9 de janeiro deste ano que o país não registava um número tão elevado. Nesse dia, o país contabilizava 59.937 novos casos, um número não muito diferente ao de hoje. 

Relativamente às mortes, contabilizam-se nas últimas 24 horas 120 o que, apesar de ser um valor elevado, é bem diferente das 607 registadas no dia 9 de janeiro, quando o número de casos registados era semelhante ao desta sexta-feira. 

Leia Também: Detetado caso de Ómicron em escola primária no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório