Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Hospital de Almada reabre urgência pediátrica à meia-noite de hoje

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, reabre à meia-noite de hoje, após um encerramento durante nove dias devido a um caso da variante Ómicron.

Hospital de Almada reabre urgência pediátrica à meia-noite de hoje
Notícias ao Minuto

19:06 - 09/12/21 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, o hospital do distrito de Setúbal adianta que a consulta externa de pediatria, que também esteve encerrada pelo mesmo motivo, vai retomar a sua atividade em pleno, na próxima segunda-feira às 08:00.

De acordo com a unidade, o período de isolamento profilático de 14 dias determinado pelas Autoridades de Saúde, após a exposição a caso positivo de covid-19, variante Ómicron, de 28 profissionais do HGO do Serviço de Pediatria, termina hoje.

Até ao momento, não foram verificados casos positivos nos profissionais de saúde que tiveram contactos de alto ou de baixo risco, assegura o HGO.

Os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerraram às 22:00 do dia 30 de novembro na sequência de um caso de covid-19 daquela variante num profissional de saúde em funções no hospital.

No Serviço de Pediatria do HGO mantiveram-se em funcionamento o Internamento, Urgência Interna, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva e a Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência.

A covid-19 provocou pelo menos 5.278.777 mortes em todo o mundo, entre mais de 267,22 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.610 pessoas e foram contabilizados 1.181.294 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Leia Também: Covid-19: Isolamento em caso suspeito da variante Ómicron é de 14 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório