Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Biden felicita novo chanceler alemão e espera "relações fortes"

O Presidente dos EUA, Joe Biden, felicitou hoje o novo chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmando pretender desenvolver "relações fortes" entre Washington e Berlim.

Biden felicita novo chanceler alemão e espera "relações fortes"
Notícias ao Minuto

21:02 - 08/12/21 por Lusa

Mundo Alemanha

"Felicitações ao novo chanceler da Alemanha Olaf Scholz. Estou impaciente por desenvolver relações fortes entre os nossos dois países e trabalhar estreitamente em conjunto para garantir progressos face aos atuais desafios mundiais", referiu o Presidente dos EUA num 'tweet'.

Nos últimos meses, a administração Biden não se tem poupado a elogios dirigidos à chanceler conservadora Angela Merkel, que hoje abandonou o cargo, e que foi particularmente depreciada pelo ex-Presidente Donald Trump.

Washington aposta agora no novo dirigente social-democrata e na ministra dos Negócios Estrangeiros, a dirigente dos Verdes Annalena Baerbock, para a adoção de posições mais firmes face à China e à Rússia.

O Governo dos EUA já indicou ter discutido com o novo Executivo de coligação alemão, antes mesmo da tomada de posse que hoje decorreu, a possibilidade de utilizar o gasoduto Nord Stream II entre a Rússia e a Alemanha, já concluído, como "moeda de troca" para dissuadir Moscovo de invadir a Ucrânia.

Scholz, um social-democrata de 63 anos, foi eleito por uma confortável maioria dos 736 membros do Bundestag, onde tomou posse e vai liderar um Governo de coligação entre o seu SPD, os Verdes e os liberais do FDP.

Leia Também: Boris Johnson sauda novo chanceler alemão e presta homenagem a Merkel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório