Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

MNE britânica recebe homólogo ucraniano e manifesta apoio à soberania

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, recebeu hoje em Londres o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, a quem manifestou o apoio do Governo britânico à "soberania" do seu país face a possíveis agressões russas.

MNE britânica recebe homólogo ucraniano e manifesta apoio à soberania
Notícias ao Minuto

21:00 - 08/12/21 por Lusa

Mundo Ucrânia

"O Reino Unido, juntamente com a NATO e aliados europeus, continuará a apoiar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. Estamos ao lado dos nossos aliados para defender e fazer avançar as fronteiras da liberdade", disse Truss citada numa declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros após a reunião com Kulema.

A chefe da diplomacia britânica afirmou que Moscovo está a "tentar desestabilizar os seus vizinhos países democráticos numa tentativa fútil de estender o controlo sobre eles".

Truss e Kuleba discutiram formas de fortalecer a cooperação bilateral e os laços entre os dois países, também no domínio económico.

A ministra britânica anunciou que a agência governamental UK Export Finance vai aumentar os fundos destinados a fomentar as trocas comerciais com a Ucrânia para 3,5 mil milhões de libras (cerca de quatro mil milhões de euros) e dará prioridade a setores como os cuidados de saúde, infraestruturas e "energia limpa", anunciou o ministro.

Tuss insistiu também em que o governo britânico continuará a trabalhar com os seus "amigos ucranianos para proteger a liberdade, a democracia e a segurança".

Leia Também: "Os russos voltarão em caixões": Ucrânia ameaça Rússia em caso de invasão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório