Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

França ameaça Rússia caso ataque Ucrânia. Putin diz ter de se defender

A França alertou hoje a Rússia sobre as "consequências estratégicas e massivas" que uma agressão contra a Ucrânia terá na sequência do aumento de militares colocados por Moscovo na fronteira com aquele país.

França ameaça Rússia caso ataque Ucrânia. Putin diz ter de se defender
Notícias ao Minuto

16:18 - 08/12/21 por Lusa

Mundo Escalada militar

"Foram enviadas mensagens firmes à Rússia sobre as consequências estratégicas e massivas de um novo ataque à integridade territorial da Ucrânia", anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da França.

A presidência russa, por seu lado, sublinhou hoje que o país tem o direito de se defender, reagindo a uma reunião realizada na terça-feira com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na qual foi avisado de que a NATO está atenta e pronta para intervir na tensão entre Moscovo e Ucrânia.

Biden advertiu o seu homólogo russo contra qualquer ofensiva militar visando o seu adversário ucraniano, prometendo "fortes sanções" se necessário.

"A Rússia segue uma política externa de paz, mas tem o direito de proteger a sua segurança", afirmou Putin em conferência de imprensa, hoje realizada, na qual considerou que deixar a NATO aproximar-se das suas fronteiras sem reagir seria "criminoso".

Apesar de ter considerado que a sua conversa com Biden "foi construtiva, Putin admitiu que o apoio da Aliança Atlântica a Kiev e às ambições ucranianas de ingressar na organização aumentam o risco de confronto militar na região e constituem uma ameaça à segurança da Rússia.

O diálogo entre Putin e Biden foi considerado "positivo" pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que afirmou hoje considerar "uma vitória que os Estados Unidos apoiem a Ucrânia, a sua soberania e independência".

Os países ocidentais e Kiev acusam Moscovo de ter reunido dezenas de milhares de soldados e tanques nas fronteiras da Ucrânia em antecipação a uma invasão iminente, o que a Rússia nega.

A Ucrânia está dilacerada desde 2014 por uma guerra entre Kiev e separatistas no leste do país, que provocou mais de 13.000 mortos e eclodiu após a anexação da península da Crimeia por Moscovo.

Apesar da conversa entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, a situação parece continuar a agravar-se, tendo a Rússia anunciado que lançou aviões militares para "intercetar e escoltar" três aviões franceses que voavam hoje perto das suas fronteiras no Mar Negro.

Os caças Su-27 russos "escoltaram sobre o Mar Negro" os aviões franceses, disse o Ministério da Defesa russo em comunicado, acrescentando que, depois de ter "evitado uma violação da fronteira", os caças russos voltaram à sua base.

Leia Também: Ucrânia. EUA e europeus mantêm compromisso pela "integridade territorial"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório