Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Dois hipopótamos testaram positivo para a Covid-19 na Bélgica

Imani, de 14 anos, e Hermien, de 41, estão a cumprir um período de isolamento. Para já, não se sabe como é que os animais contraíram a infeção.

Dois hipopótamos testaram positivo para a Covid-19 na Bélgica
Notícias ao Minuto

23:40 - 05/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Pandemia

Dois hipopótamos testaram positivo para a Covid-19 no jardim zoológico de Antuérpia, na Bélgica. Esta será a primeira infeção pelo SARS-CoV-2 relatada na espécie. 

Imani e Hermien - assim se chamam os dois animais - não apresentaram sintomas além do comumente conhecido pingo no nariz (congestionamento nasal), adiantou o zoo em comunicado. 

Como é que os animais contraíram o vírus é ainda uma incógnita, uma vez que os tratadores não manifestaram qualquer sintoma e testaram todos negativo para Covid-19. 

Tal como os humanos, Imani, de 14 anos, e Hermien, de 41, estão a cumprir um período de isolamento, afastados dos visitantes do zoo. 

"Pelo que sei, esta é a primeira contaminação conhecida nesta espécie. Globalmente, o vírus foi relatado principalmente em grandes macacos e felinos", disse o veterinário do zoológico, Francis Vercammen. 

Infeções por SARS-CoV-2 em animais de zoológicos e em animais de estimação foram relatadas em todo o mundo, incluindo em grandes felinos, primatas, furões e visons, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. No mês passado, três leopardos da neve, num zoo do Nebraska, morreram de complicações causadas pelo vírus.

Animais de companhia, especialmente cães e gatos, são o principal grupo de espécies animais afetadas pelo novo coronavírus. Embora o risco de transmissão de animal para humano seja baixo, o contrário pode acontecer, ou seja, humanos podem contaminar os animais de estimação, alertaram os funcionários do CDC.

Leia Também: AO MINUTO: Máscaras? "Sempre que possível"; Vacinação de crianças à vista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório