Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

EUA preparam "medidas" para contrariar ataque russo contra Ucrânia

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que está a preparar um "pacote de iniciativas" para proteger a Ucrânia de um eventual ataque russo, quando Kiev e Washington acusam Moscovo de planear uma invasão.

EUA preparam "medidas" para contrariar ataque russo contra Ucrânia
Notícias ao Minuto

18:07 - 03/12/21 por Lusa

Mundo Joe Biden

Biden diz estar em "contacto permanente" com os aliados dos Estados Unidos e da Ucrânia, para a eventualidade de uma escalada de tensão militar nas fronteiras ucranianas.

"Estou a preparar o que será, acredito, um conjunto completo de iniciativas que dificultará muito as intenções de Putin", explicou Biden, referindo-se aos eventuais planos bélicos do Presidente russo.

O Presidente norte-americano e o seu homólogo russo vão discutir nos próximos dias a situação nas fronteiras da Ucrânia, sete anos após a anexação da Crimeia pela Rússia e da ocupação do leste da ex-república soviética por forças separatistas pró-Moscovo.

As tensões começaram a crescer nas últimas semanas, perante o rumor de um novo ataque contra a Ucrânia pela Rússia, acusada de ter concentrado cerca de 94 mil soldados na fronteira.

Para apaziguar a situação, Moscovo pede "garantias de segurança" e, em particular, a garantia de que a NATO não continuará a expandir a sua zona de influência no leste da Europa, nomeadamente com a possibilidade de adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica.

Kiev, contudo, recusa categoricamente abandonar o pedido de adesão à NATO -- que foi formalizada em 2008 -- pedindo aos aliados para rejeitarem as condições impostas por Moscovo para uma pacificação na região.

Leia Também: Governo dos EUA apresenta plano para combater o tráfico humano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório