Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Governador da Flórida quer ter uma força paramilitar estadual

Ron DeSantis quer criar uma unidade que seja controlada por si e não pelo governo federal.

Governador da Flórida quer ter uma força paramilitar estadual
Notícias ao Minuto

18:36 - 03/12/21 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

O governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, propôs um plano extraordinário para a criação de uma força paramilitar estadual fora da alçada do governo federal e que seria controlada por si, segundo o The Guardian.

DeSantis pediu aos legisladores do estado da Flórida o financiamento de 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,1 milhões de euros) para a criação do que define como uma guarda estadual, cujo objetivo será prestar auxílio em “emergências específicas do estado”.

O governador acrescentou que esta força seria composta por 200 voluntários selecionados. O estado da Flórida passaria assim a ter uma força própria e que estaria disponível juntamente com a Guarda Nacional em caso de emergência. 

De acordo com o gabinete de DeSantis, caso se concretize este plano, a Flórida será o 23º estado norte-americano a ter uma guarda estadual.

No entanto, a proposta foi criticada pelos democratas, que acusaram DeSantis de ter motivações autoritárias. “Nenhum governador devia ter a sua polícia secreta escolhida a dedo”, afirmou no Twitter Charlie Crist, o candidato democrata ao cargo de governador nas eleições intercalares do próximo ano.

Leia Também: Flórida aprova legislação que desafia vacinação obrigatória da Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório