Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Homem morre em Barcelona após disparo de taser de Mossos d'Esquadra

Vítima tinha histórico de problemas mentais e dependência de drogas, tendo-se barricado em casa e ameaçado matar a mãe.

Homem morre em Barcelona após disparo de taser de Mossos d'Esquadra
Notícias ao Minuto

23:33 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um homem morreu em Badalona, na província espanhola de Barcelona, esta quinta-feira, depois de ter recebido um choque elétrico de um taser (uma arma de choques elétricos) disparada pelos Mossos d'Esquadra. O incidente ocorreu na casa da vítima, para onde as autoridades se deslocaram após terem sido alertadas por um amigo do homem de que este ameaçava matar a mãe, conta o Metrópoli Abierta.

Os Mossos conseguiram controlar o homem, que se encontrava muito alterado, após acederem ao interior da habitação através da varanda de um vizinho, depois de o suspeito ter bloqueado a porta. Durante a detenção, a polícia fez uso do taser “ajustada ao protocolo”. No entanto, após o choque elétrico, o homem desmaiou e acabou por morrer horas depois no hospital por insuficiência cardíaca.

Segundo o testemunho de vizinhos, o falecido tinha um longo histórico de violência. Era viciado em drogas e a polícia afirma também que tinha problemas mentais, estando a sofrer um surto psicótico quando chegaram ao local.

Por seu turno, o diretor dos Mossos d'Esquadra, Pere Ferrer, garantiu que o protocolo para a utilização de tasers foi corretamente seguido e cumprido aquando da abordagem da vítima.

Em declarações à TV3, citadas pelo La Vanguardia, Ferrer assegurou que a vítima estava consciente depois de ter sido controlada com recurso a essa arma e que existia uma unidade do Sistema de Emergência Médica (SEM) no local. O transporte para o hospital também terá decorrido conforme indicado, reforçou, acreditando que a autópsia deverá agora determinar a causa da morte.

Leia Também: Apreendidas armas proibidas em casa de suspeito em Vila Nova da Barquinha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório