Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

MNE guineense diz que China e Guiné-Bissau reforçam cooperação

A ministra dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, disse hoje que a Guiné-Bissau reforçou a cooperação com as autoridades chinesas no fórum que decorreu em Dacar, no Senegal.

MNE guineense diz que China e Guiné-Bissau reforçam cooperação
Notícias ao Minuto

20:40 - 02/12/21 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

"Conseguimos para a Guiné-Bissau mais projetos de cooperação, não só reforçar os existentes, mas, sobretudo, novos projetos para infraestruturas, mais materiais para os nossos hospitais, mais medicamentos, mais apoios na área saúde, a China está disposta a fazê-lo e prometeram-nos que nos próximos dias vamos ter esses sinais", afirmou Suzi Barbosa.

A chefe da diplomacia guineense falava aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, momentos após ter chegado do Senegal, onde participou no Fórum de Cooperação China-África.

"Vamos ter também novas infraestruturas, novas instituições que vão ser construídas pela China no âmbito da cooperação sul-sul e da cooperação bilateral e sobretudo uma grande vontade política de cooperar com a Guiné-Bissau", salientou.

A ministra revelou também que as autoridades chinesas pretendem aumentar as bolsas de estudo a atribuir aos estudantes guineenses e que estão a preparar o regresso ao país dos estudantes, que já estudam na China, mas que regressaram a Bissau por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Segundo uma nota informativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a China vai reforçar o material hospitalar do Hospital Militar e disponibilizar mais equipamentos para o combate à covid-19.

Aparelhos 'scanner' para as alfândegas e o envio de agrónomos e materiais agrícolas para reforço da capacidade de produção do país, são outros dos apoios que a China vai dar à Guiné-Bissau.

Leia Também: Situação na Guiné-Bissau é "catastrófica" e aproxima-se de "não Estado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório