Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Passageiros da África do Sul com Ómicron estavam vacinados

Segundo as autoridades de saúde holandesas, os 14 passageiros da África do Sul infetados com a Ómicron estavam vacinados.

Passageiros da África do Sul com Ómicron estavam vacinados
Notícias ao Minuto

18:01 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Países Baixos

As autoridades de saúde dos Países Baixos disseram esta quinta-feira que a maioria dos 62 passageiros da África do Sul infetados com Covid-19 estavam vacinados, apelando à realização de testes à doença antes dos voos, independentemente do estado de vacinação.

Os 14 passageiros nos quais foi detetada a Ómicron também estavam vacinados.

A 26 de novembro, mais de 600 passageiros puderam embarcar desde Joanesburgo e Cabo Verde até aos Países Baixos, sem qualquer prova de vacinação ou teste negativo contra a Covid-19.

A taxa de infeção entre os passageiros levou a que as autoridades de saúde holandesas apelassem à testagem antes de embarcar em voos internacionais, substituindo os certificados de vacinação.

“Com uma combinação de testes obrigatórios antes do voo, e novos testes cinco dias depois da aterragem, sabendo o que aconteceu, podemos tornar as viagens mais seguras”, disse Jaap van Dissel, especialista em doenças infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Pública (RIVM), citado pela Reuters.

O conselho do RIVM consiste que os viajantes façam um teste PCR 48 horas antes de chegarem ao país, e que este seja obrigatório independentemente do estado de vacinação, assim como quarentena para pessoas de países considerados como de alto risco.

O governo disse estar a considerar a proposta, mas que quer que a decisão seja tomada a nível do bloco europeu.

O executivo já libertou também mais de metade dos passageiros infetados, que estavam em isolamento num hotel perto do aeroporto, depois de terem obtido testes negativos.

Leia Também: Países Baixos contra limitar para nove meses passaporte sanitário na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório