Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Covid. Fauci alerta que poderá ser necessário receber vacina anualmente

Mas admite ainda ser seguro viajar nas festividades, apesar da chegada da Ómicron aos EUA.

Covid. Fauci alerta que poderá ser necessário receber vacina anualmente
Notícias ao Minuto

16:39 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Anthony Fauci alertou os norte-americanos para estarem preparados para poder precisar de receber a vacinação contra a Covid-19 todos os anos, de forma a protegerem-se contra a infeção. Insiste, no entanto, que as viagens durante as festividades ainda são seguras para os vacinados.

O epidemiologista referiu ainda ser muito cedo para dizer se será necessário um "reforço" anual à medida que surgem novas variantes. As declarações foram feitas na CNN, com Anderson Cooper, na noite de quarta-feira.  

"Anderson, para ser sincero, não sabemos. Realmente não sabemos. Podíamos dizer que pode acontecer isto ou que podemos exigir aquilo, mas não sabemos", disse Fauci.  

"Pode ser que obtenhamos uma imunidade duradoura. Ou talvez não, e se isso não acontecer, teremos de lidar com isso dependendo de como o surto e a pandemia evoluem", disse, acrescentando que "a resposta honesta é que não sabemos o que será necessário".

Apesar desses avisos, o especialista em doenças infecciosas insiste que ainda é seguro para quem está vacinado viajar durante as festividades. 'Temos apenas um problema que está identificado agora e, como eu disse, e direi novamente, se tem uma situação de vacinação, a sua família está vacinada, aproveite as festividades, dentro de casa com a família num ambiente familiar", recordou.

"Muitos de nós vão ter de viajar durante a época festiva e quando viajarem tomem cuidado. Usem máscara, principalmente em aeroportos e quando entram em aviões e, se puderem, sejam vacinados o mais rápido que conseguirem, nesta altura é altura de serem 'reforçados'".

Fauci, que é o principal conselheiro sobre Covid do presidente Joe Biden, falou no mesmo dia em que a Casa Branca confirmou o primeiro caso da variante Ómicron nos Estados Unidos. A variante tem várias mutações e está a gerar preocupação junto da comunidade científica, estando a ser monitorizada de perto.

Leia Também: Omicron já está nos Estados Unidos? Fauci "não ficaria surpreendido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório