Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento alemão irá eleger Olaf Scholz como chanceler a 8 de dezembro

O parlamento federal alemão procederá a 08 de dezembro à eleição para o cargo de chanceler do social-democrata Olaf Scholz, pondo termo aos 16 anos de Angela Merkel no poder, anunciou hoje a câmara baixa.

Parlamento alemão irá eleger Olaf Scholz como chanceler a 8 de dezembro
Notícias ao Minuto

16:03 - 02/12/21 por Lusa

Mundo Parlamento alemão

Olaf Scholz, de 63 anos, deve ser eleito por uma maioria dos 736 deputados do Bundestag (câmara baixa), antes da passagem de poder, no mesmo dia, com a chanceler cessante.

O processo de eleição do chanceler, terceira figura do Estado alemão, a seguir ao Presidente da República Federal e à presidente do Bundestag, obedece a normas muito específicas.

Após a sua eleição pelos deputados, o futuro chanceler é recebido pelo Presidente, que lhe entrega, bem como aos seus ministros, a sua "ata de nomeação", assinalando o início oficial do mandato de quatro anos.

O chanceler regressa, em seguida, ao Bundestag para aí prestar juramento, antes de se dirigir à chancelaria para a transferência de poder. Será, então, o líder de uma coligação inédita de três partidos, formada pelos social-democratas, os verdes e os liberais.

Como os seus antecessores, efetuará a sua primeira viagem oficial a Paris.

Esta eleição ocorre em plena crise de saúde na Alemanha: mesmo antes de assumir o cargo, Scholz já está a trabalhar arduamente em novas medidas de combate ao aumento dos números da pandemia de covid-19 no país.

O futuro chanceler participou, assim, hoje numa reunião com Merkel e os dirigentes dos 16 Estados federados alemães (Länder) para decidir novas restrições, que irão visar principalmente os não vacinados.

A vacinação obrigatória -- a que Scholz é favorável -- poderá mesmo ser aprovada até ao final do ano, para entrar em vigor em fevereiro ou março de 2022.

Após a reunião de hoje, o Governo alemão confirmou que um projeto de lei sobre a vacinação obrigatória será submetido ao parlamento.

Leia Também: Covid-19: Alemanha vai impor confinamento parcial aos não vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório