Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Índia reporta dois primeiros casos da Ómicron

Segundo o governo, os contactos mais próximos dos homens, de Carnataca, já foram notificados, estando, também eles, a ser testados.

Índia reporta dois primeiros casos da Ómicron
Notícias ao Minuto

19:38 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Índia junta-se hoje à lista de países com casos da nova variante da Covid-19 que está a preocupar o mundo, a Ómicron, anunciando as suas duas primeiras infeções.

Tratam-se de dois homens, de 46 e 66 anos, que testaram positivo à nova estirpe depois de regressarem do estrangeiro, encontrando-se em observação.

Segundo o governo, os contactos mais próximos dos homens, de Carnataca, já foram notificados, estando, também eles, a ser testados.

Além disso, seis amostras de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 em Nova Deli, e outras seis de Maarastra, estão a aguardar o resultado da sequenciação dos genomas para determinar com que variante estão infetados.

Desde ontem que estão em vigor novas restrições para os passageiros internacionais que chegam ao país vindos de regiões ‘de risco’, como é o caso do Reino Unido, África do Sul, Nova Zelândia, Bangladesh, Hong Kong e Israel. Estes serão testados à chegada e não podem sair do aeroporto sem o resultado.

Quem testar positivo será isolado e tratado, e as suas amostram serão analisadas para se determinar a variante em causa. Por outro lado, quem testar negativo terá de permanecer em quarentena durante sete dias, realizando um novo teste no oitavo.

“Estamos a analisar os casos suspeitos e fazer sequenciação de genomas”, disse o ministro da Saúde, Mansukh Mandaviya, citado pela BBC.

“Aprendemos muito durante a crise da Covid-19. Hoje, temos muitos recursos e laboratórios. Conseguimos controlar qualquer situação”, garantiu.

Apesar da ameaça de uma nova vaga pandémica, o país tem registado menos de 10 mil casos diários, tendo já 80% da população adulta e elegível com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19.

Leia Também: Restrições às viagens vão perder eficácia para conter Ómicron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório