"Toda a gente voltou aos Republicanos e toda a gente se sente bem", disse Christian Jacob, presidente do partido, em declarações durante a conferência de imprensa de divulgação dos resultados da primeira fase das eleições primárias.
A primeira volta opôs cinco candidatos: Michel Barnier, Xavier Bertrand, Éric Ciotti, Philippe Juvin e Valérie Pécresse, que participaram em diferentes debates nas últimas semanas, multiplicando-se em aparições na rádio e na televisão.
Saíram vitoriosos Valérie Pécresse, presidente da região parisiense, com 25% dos votos, e Éric Ciotti, deputado dos Alpes Marítimos, com 25,59%.
Este é um resultado surpreendente, já que Xavier Bertrand, atual presidente da região Hauts-de-France, no norte do país, era dado como um dos finalistas e um potencial candidato às eleições presidenciais de França. Bertrand já veio pedir aos seus apoiantes que votem em Pécresse.
Nesta primeira volta do escrutínio interno, participaram mais de 113 mil pessoas, cerca de 80% dos militantes d'Os Republicanos. Para a apresentação pública dos resultados, a sede do partido encheu-se de jornalistas, com poucos militantes, e com os principais intervenientes, os candidatos, ausentes.
Pécresse está à frente da região de Paris, com cerca de 10 milhões de habitantes, desde 2015, tendo desempenhado vários cargos como ministra nos mandatos de Nicolas Sarkozy.
Ciotti é deputado desde 2007 e é considerado como o candidato mais à direita nestas primárias, tendo já confessado preferir dar o seu apoio para a segunda volta das eleições nacionais à extrema-direita do que ao Presidente Macron caso ele se recandidate.
O resultado da disputa será conhecido no sábado.
Leia Também: França com quase 50 mil novos casos em apenas um dia