Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Seul e Washington atualizam planos de contingência em caso de guerra

Os responsáveis de defesa sul-coreanos e norte-americanos concordaram hoje em atualizar os planos de contingência conjuntos em caso de guerra aberta com o Coreia Norte, face aos avanços das armas de Pyongyang.

Seul e Washington atualizam planos de contingência em caso de guerra
Notícias ao Minuto

07:13 - 02/12/21 por Lusa

Mundo EUA

Durante a Reunião de Consultas de Segurança (SCM), uma reunião anual entre os dois aliados, Suh Wook e Lloyd Austin concordaram em modificar o plano de operações de guerra da década passada para "reforçar a dissuasão" contra Pyongyang, de acordo com uma declaração conjunta.

O acordo promete atualizar um plano centrado principalmente em ataques convencionais para lidar com um arsenal norte-coreano que agora tem mísseis muito mais sofisticados em sistemas de interceção evasivos, aparentemente capazes de transportar ogivas atómicas e que também podem ser lançados por submarinos.

"Reafirmámos também a nossa avaliação comum de que a RPDC [nome oficial da Coreia do Norte] continua a avançar com os seus programas de mísseis e armas, o que está a desestabilizar cada vez mais a segurança regional", disse Austin numa conferência de imprensa após a reunião.

No entanto, salientou o empenho de ambos os aliados numa "abordagem diplomática" ao Norte.

Desde que Joe Biden tomou posse, Washington ofereceu-se para se encontrar com Pyongyang para tentar reavivar as conversações de desnuclearização, paradas desde 2019, mas o regime rejeitou o convite, dizendo que os EUA mantêm intacta a sua "política hostil".

No comunicado conjunto, os dois oficiais de defesa sublinharam também a importância de preservar a paz e a segurança no Estreito de Taiwan.

Isto aponta para a insistência dos EUA em unir os esforços dos seus aliados regionais face à ascensão da China.

Leia Também: Autor de tiroteio em escola nos EUA acusado de terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório