Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Trocar "período de Natal" por "período de festas"? Vaticano não concorda

As novas diretrizes de comunicação interna da Comissão Europeia no que diz respeito ao período do natal foram vistas como uma tentativa de "cancelar" as raízes cristãs da Europa pelo Vaticano.

Trocar "período de Natal" por "período de festas"? Vaticano não concorda
Notícias ao Minuto

23:34 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Vaticano

A Comissão Europeia redigiu hoje, terça-feira, novas diretrizes de comunicação interna que propunham substituir o termo "período de Natal" por "período de festas". No Vaticano,  o documento foi classificado como uma tentativa de "cancelar" as raízes cristãs da Europa tendo em conta a importância do natal para a religião católica.

A Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, disse que o projeto de documento tinha como objetivo enaltecer a diversidade europeia e mostrar a “natureza inclusiva da Comissão Europeia”. Mas em comunicado, acrescentou que não atendeu aos padrões da Comissão e não atingiu o seu objetivo inicialmente declarado.

“As diretrizes claramente precisam de mais trabalho”, disse num comunicado, acrescentando que um documento revisto levaria em consideração as preocupações levantadas pelo Vaticano e outras entidades.

O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, interveio com uma crítica no portal de Notícias do Vaticano. Parolin elogiou os esforços para erradicar a discriminação, mas salientou que as iniciativas não podem envolver o “cancelamento das nossas raízes, da dimensão cristã da Europa, especialmente no que diz respeito às festas cristãs", importantes para a identidade da Europa.

Acrescenta ainda, que “Claro, sabemos que a Europa deve sua existência e sua identidade a muitas influências, mas certamente não podemos esquecer que uma das principais influências, senão a principal, foi o próprio Cristianismo”, disse.

Resta agora saber qual será a decisão final de Bruxelas no que diz respeito a como se deve referir a esta altura do ano.

Leia Também: Responsável no Vaticano pela Proteção de Menores abre encontro em Almada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório