Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Trump quis adiar certificação de Biden horas antes do ataque ao Capitólio

O antigo presidente pressionou os seus conselheiros a encontrarem formas de adiar a certificação dos votos do colégio eleitoral no Congresso.

Trump quis adiar certificação de Biden horas antes do ataque ao Capitólio
Notícias ao Minuto

16:44 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Donald Trump

Horas antes do ataque ao Capitólio, no dia 6 de janeiro, Donald Trump fez várias chamadas a partir da Casa Branca para os seus conselheiros, que estavam no hotel Willard, em Washington, para pressioná-los a pensarem em formas de adiar a certificação dos votos do colégio eleitoral que deram a vitória a Joe Biden nas eleições do ano passado, revelaram fontes citadas pelo The Guardian.

Trump partilhou nessas chamadas com os seus conselheiros – uma equipa que incluía Steve Bannon, Rudy Giuliani, John Eastman e Boris Epshteyn – a relutância do então vice-presidente, Mike Pence, em tentar travar a certificação da vitória de Biden no Congresso.

As chamadas de Trump para os seus conselheiros no hotel Willard estão a tornar-se cada vez mais no foco da comissão da Câmara dos Representantes que investiga o ataque ao Capitólio, pois levantam a possibilidade de uma ligação de Trump à insurreição que aconteceu no Capitólio.

De acordo com as fontes do The Guardian, não ficou claro se Trump abordou nessas chamadas recorrer a qualquer meio para travar a certificação dos votos do colégio eleitoral e consequentemente da vitória de Joe Biden.

Mas os esforços de Trump para o fazer podem ajudar a explicar a sua relutância e o tempo que demorou a pedir aos seus apoiantes para porem termo ao ataque no complexo do Capitólio.

Aliás, o The Guardian adianta que o antigo presidente estava a apreciar assistir à insurreição a partir da Casa Branca.

Leia Também: Investigação do ataque ao Capitólio vota acusação de ex-funcionário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório