Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Espanha limita voos de Moçambique e mais seis países da África Austral

O Conselho de Ministros espanhol aprovou hoje medidas extraordinárias para impedir a propagação e o contágio da nova variante do coronavírus (Ómicron), limitando os voos da África do Sul, Botsuana, Eswatini (antiga Suazilândia), Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbabué.

Espanha limita voos de Moçambique e mais seis países da África Austral
Notícias ao Minuto

14:51 - 30/11/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A medida entra em vigor às 00:00 de 02 de dezembro e estende-se até às 24:00 de 15 de dezembro de 2021, período que poderá ser prolongado, se necessário, em função da evolução da situação e da pandemia de covid-19, assim como das decisões que possam ser tomadas de forma coordenada na União Europeia (UE).

Com estas limitações, só serão permitidos voos destes sete países que sejam ocupados por cidadãos de Espanha ou do Principado de Andorra, bem como por residentes nestes territórios.

Os passageiros em trânsito internacional para um país não-Schengen (ou seja, fora do espaço europeu de livre circulação) também podem voar nestes aviões quando façam uma escala de menos de 24 horas, período durante o qual não podem deixar a zona de trânsito do aeroporto espanhol.

A covid-19 provocou pelo menos 5.206.370 mortes em todo o mundo, entre mais de 261,49 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse (AFP).

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o "elevado número de mutações" pode implicar uma maior infecciosidade.

Leia Também: AO MINUTO: Menos casos ativos, mais internados; Teste negativo nos voos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório