CEO da Moderna alerta para vacinas menos eficazes contra Ómicron

Stéphane Bancel afirma que falou com vários cientistas que "dizem que isto não é bom”.

Moderna

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/11/2021 09:57 ‧ 30/11/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

O diretor executivo da Moderna, Stéphane Bancel, alertou esta terça-feira para o perigo da variante Ómicron, afirmando que as vacinas "serão menos eficazes contra a variante". 

O CEO diz, em entrevista ao Financial Times, que as vacinas terão de ser modificadas no próximo ano e que falou com vários cientistas que "dizem que isto não é bom”. 

O alerta de Bancel contrasta com a opinião da Pfizer e do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre a eficácia das vacinas atuais. 

A Moderna aguarda por dados concretos, mas, segundo disse no domingo, se for necessário o desenvolvimento de uma nova vacina adaptada à variante Ómicron esta só estará disponível no início de 2022.

Desde que a nova variante foi identificada na semana passada, que os principais fabricantes de vacinas contra a Covid-19, incluindo a Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson com sede nos EUA, começaram a testar a eficácia dos seus produtos contra a Ómicron.

A Pfizer e o seu parceiro alemão BioNTech disseram na sexta-feira que já estavam a testar a variante para determinar se a sua vacina (uma das mais utilizadas nos EUA e nos países europeus) pode precisar de alguns "afinamentos".

Na origem da preocupação geral das farmacêuticas e produtoras de vacinas está a quantidade de mutações da proteína spike que esta variante possui. 

Leia Também: AO MINUTO: Farmácias asseguram testes; Desenvolvida vacina contra Ómicron

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas