Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ucrânia pede ação rápida dos aliados ocidentais temendo uma invasão russa

A Ucrânia pediu hoje aos seus aliados que ajam rapidamente para impedir a Rússia de uma invasão, argumentando que uma ofensiva por parte de Moscovo pode estar iminente, tendo em conta os movimentos das tropas russas.

Ucrânia pede ação rápida dos aliados ocidentais temendo uma invasão russa
Notícias ao Minuto

18:11 - 29/11/21 por Lusa

Mundo Conflito

O chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kouleba, avisou os aliados ocidentais que este é o "melhor momento para agir", de forma a "conter as intenções da Rússia".

Durante uma conferência de imprensa, Kouleba recordou que a Rússia concentrou cerca de 115 mil soldados nas fronteiras com a Ucrânia, bem como na Crimeia, a península anexada por Moscovo em 2014, e nos territórios sob controlo separatista no país.

"Aquilo a que estamos a assistir é muito sério. A Rússia colocou uma grande força militar perto da fronteira com a Ucrânia, incluindo tanques, sistemas de artilharia, sistemas de guerra eletrónica, forças aéreas e navais", explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

Kouleba avisou mesmo que uma ofensiva militar russa pode ser lançada "literalmente num piscar de olhos" e que, no caso de um ataque, a Ucrânia irá "retaliar".

"Estamos determinados a defender a nossa terra. O nosso país tornou-se muito mais resistente e o nosso exército está incomparavelmente mais forte do que era em 2014", garantiu o chefe da diplomacia ucraniana.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos, a NATO e a União Europeia expressaram a sua preocupação com os movimentos de tropas russas junto às fronteiras da Ucrânia, temendo uma possível invasão.

A Rússia negou repetidamente qualquer plano nesse sentido e acusou a Ucrânia e os seus aliados ocidentais de estarem a alimentar "provocações".

O leste da Ucrânia tem sido assolado desde 2014 por um conflito entre Kiev e separatistas pró-russos, que eclodiu logo após a anexação da Crimeia por Moscovo, tendo já provocado mais de 13.000 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório