Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Ómicron com maior capacidade de propagação? O que dizem os especialistas

Conheça as opiniões que os especialistas têm dado, esta segunda-feira, sobre o perigo da nova variante.

Ómicron com maior capacidade de propagação? O que dizem os especialistas
Notícias ao Minuto

16:20 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Mais perigosa? Mais contagiosa? Afinal, o que dizem os especialistas sobre a nova variante da Covid-19, a Ómicron, que já chegou inclusive a Portugal? O Notícias ao Minuto reuniu algumas das opiniões dos especialistas, nacionais e internacionais, sobre o esta nova variante. 

A Diretora-Geral da Saúde e especialista em saúde pública Graça Freitas, afirmou esta segunda-feira que, aparentemente, a nova variante não deverá provocar doença mais severa do que qualquer outra variante, tendo em conta a evolução da doença dos 13 casos identificados em Portugal. Porém, no que diz respeito à propagação do vírus, Graça Freitas não é tão otimista. 

Graça Freitas aponta que o que torna esta variante mais perigosa é "a sua capacidade de propagação". 

João Paulo Gomes, investigador do INSA, apela à calma e afirma que ainda não há dados suficientes para formular uma "conclusão mais séria acerca desta nova variante".

O investigador defende que há "motivos para preocupação", na medida em que esta variante é caracterizada por "um anormalmente elevado número de mutações na proteína de superfície [Spike]".

"Muitas dessas mutações, a comunidade científica já sabe que podem impactar a transmissibilidade, bem como a ligação aos nossos anticorpos e, portanto, temos direito de pensar: será que as vacinas estão em perigo? Será que ela é mais transmissível. A resposta é não sabemos", vincou.

Os principais especialistas da África do Sul na luta contra a pandemia manifestaram-se cautelosamente otimistas quanto à capacidade das vacinas existentes para prevenir a Covid-19 grave resultante do contágio pela nova variante Ómicron.

"Com base no que sabemos, e na forma como outras variantes de preocupação reagiram à imunidade vacinal, podemos esperar que ainda veremos uma elevada eficácia contra a hospitalização e doenças graves", afirmou Salim Abdool Karim, um dos principais cientistas sul-africanos envolvidos no combate à covid-19.

A Ómicron já está presente em Portugal com 13 casos identificados em jogadores e elementos da equipa técnica do Belenenses SAD. 

Leia Também: Portugal não tem novos casos da variante Ómicron em investigação

 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório