Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Madrid vai repatriar de Moçambique turistas e empresários espanhóis

O governo espanhol vai fretar um avião para repatriar turistas e homens de negócios espanhóis retidos em Moçambique com o cancelamento de voos devido à variante Ómicron da Covid-19, detetada na África do Sul.

Madrid vai repatriar de Moçambique turistas e empresários espanhóis
Notícias ao Minuto

14:01 - 29/11/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O anúncio foi feito hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, que estimou que há cerca de 200 espanhóis impedidos de regressar ao seu país, dos quais 150 estão na África do Sul.

O avião que o Ministério dos Negócios Estrangeiros está a preparar deverá estar pronto quarta ou quinta-feira, disse o ministro, que pediu aos espanhóis que se encontram em Moçambique para contactarem a sua representação diplomática nesse país.

"Nenhum dos espanhóis vai ficar retido; não vamos poupar tempo nem esforços para os trazer todos de volta a casa", assegurou o ministro que se encontra em Barcelona, a participar numa reunião da União para o Mediterrâneo.

José Manuel Albares também avançou que se está a tentar confirmar o possível aparecimento da Ómicron em Portugal, mas que se trata de uma pandemia mundial, pelo que o Governo espanhol "está a tomar todas as medidas necessárias".

Entretanto, o INSA (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge) identificou em Portugal 13 casos associados à nova variante do coronavírus, foi hoje anunciado em Lisboa.

O ministro assegurou que os controlos de acesso nos aeroportos espanhóis são "rigorosos para evitar o contágio".

A descoberta da nova variante do coronavírus, identificada como B.1.1.529 e batizada com a letra grega ómicron pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi anunciada na passada quinta-feira por cientistas e autoridades sanitárias sul-africanas e caracteriza-se por um elevado número de mutações.

Numerosos países em todo o mundo já confirmaram casos desta variante.

Leia Também: AO MINUTO: 13 casos da Ómicron em Portugal; Calamidade afinal é até março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório