Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 6º MÁX 15º

Edição

Dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica no Reino Unido

Dezenas de milhares de pessoas na Escócia e no norte de Inglaterra ficaram hoje sem energia elétrica após uma tempestade com granizo, temperaturas negativas e perturbações em grande parte do Reino Unido.

Dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica no Reino Unido

As rajadas de gelo provocaram cortes de energia em torno da fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, com a Northern Powergrid a dizer que registou 1.100 ocorrências que exigiram reparações significativas.

A empresa afirmou ainda estar a tentar restaurar o serviço a 40 mil clientes, enquanto a SP Energy Networks disse que 21 mil clientes ficaram sem energia este domingo.

"Apesar dos preparativos feitos, a tempestade Arwen resultou em danos de escala e intensidade não vistos durante 15 anos", disse Rod Gardner, o principal gestor de incidentes da Northern Powergrid.

Os cortes de energia ocorreram quando os meteorologistas emitiram avisos de gelo e disseram que a noite mais fria da estação iria atingir partes do Reino Unido no domingo, com a queda de neve em todo o país e temperaturas a descer até aos 10 graus negativos em partes da Escócia e do norte de Inglaterra.

Algumas rotas de comboio, incluindo uma entre as cidades de Edimburgo e Newcastle, foram canceladas devido aos danos causados pela tempestade.

Pelo menos três pessoas morreram quando foram atingidas por árvores derrubadas por ventos fortes devido à tempestade Arwen que atingiu o Reino Unido na sexta-feira.

Leia Também: Reino Unido soma mais de 37 mil casos e 51 mortes em 24 horas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório