Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Reino Unido volta a impor restrições à chegada. Hoje há mais 39.567 casos

Todos os contactos com um caso positivo da Omicron terão de se manter em isolamento por dez dias, independentemente do resultado dos testes. Máscaras regressam em lojas e transportes.

Reino Unido volta a impor restrições à chegada. Hoje há mais 39.567 casos
Notícias ao Minuto

17:27 - 27/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O Reino Unido reportou, este sábado, mais 131 mortes e 39.567 casos relacionados com a Covid-19, segundo o mais recente relatório divulgado pelas autoridades de saúde. Numa conferência de imprensa, realizada esta tarde, Boris Johnson anunciou que as pessoas podem continuar a viajar para o país, mas terão de fazer um teste PCR - em vez do de antigénio - ao segundo dia após a chegada e manterem-se em isolamento até terem um teste negativo. Qualquer que seja o país de origem.

Já todos os contactos com um caso positivo da Omicron terão de se manter em isolamento por dez dias, independentemente do resultado dos testes. "Não sabemos o quão efetivas as vacinas vão ser" contra esta variante, adiantou Boris Johnson, sublinhando ainda que "temos boas razões para acreditar que elas darão, pelo menos, alguma proteção"

As medidas anunciadas, que serão revistas daqui a três semanas, contemplam ainda máscaras obrigatórias em locais como lojas e transportes públicos

No total, desde o início da pandemia, o país já registou 144.724 vítimas mortais e 10.110.408 infeções. Os dados diários de hoje representam uma descida nos contágios em relação a ontem - dia em que se contabilizaram 50.091. Desceram também os óbitos, sendo que esta sexta-feira se tinham indicado mais 160. 

De lembrar que já foram identificados dois casos da variante Omicron no Reino Unido, anunciou, este sábado, o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid. O governante afirmou que os casos da nova variante foram detetados em Nottingham e em Chelmsford. 

Na sexta-feira, as autoridades britânicas incluíram na "lista vermelha" a África do Sul - onde foi detetada originalmente a nova variante -, Namíbia, Zimbabué, Botsuana, Lesoto e Essuatíni, a que agora se juntaram Angola, Moçambique, Malaui e Zâmbia.

[Notícia atualizada às 17h36]

Leia Também: Reino Unido soma 50 mil casos diários pela 1.ª vez desde outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório