Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

França anuncia surto de gripe aviária em exploração avícola no norte

A França detetou um surto de gripe aviária numa exploração avícola no norte do país, o primeiro surto reprodutivo identificado desde a epizootia do inverno passado, anunciou hoje em comunicado o Ministério da Agricultura.

França anuncia surto de gripe aviária em exploração avícola no norte
Notícias ao Minuto

16:29 - 27/11/21 por Lusa

Mundo França

Assim, a França perde o estatuto de "livre" da gripe aviária, o que deverá ter consequências nas exportações de aves.

"Enquanto os vírus da gripe aviária circulam ativamente na Europa, através de aves migratórias, em 26 de novembro a França detetou um surto devido a uma cepa altamente patogénica numa exploração de galinhas poedeiras na cidade de Warhem, no departamento de Nord", lê-se no comunicado.

A suspeita de infeção foi confirmada após o aumento da mortalidade entre as aves da exploração avícola.

A França tinha já declarado, no final do verão, quatro casos de gripe aviária na fauna selvagem e três casos num curral no território metropolitano.

Atualmente, na Europa, 26 países registam casos de gripe aviária, afetando mais de 400 surtos em viveiros e 600 casos em animais selvagens, especificou o ministério.

O comunicado adianta que foram já adotadas medidas sanitárias, designadamente o abate de galinhas, a desinfeção das instalações e a criação de uma zona de proteção de três quilómetros em redor do surto e uma zona de vigilância, com um perímetro de 10 quilómetros.

O consumo de carne, pasta de fígado e ovos -- ou de qualquer outro produto alimentar feito a partir da carne de aves - não apresenta risco para os seres humanos, conclui o comunicado do ministério.

Leia Também: Gripe aviária ameaça corvos-marinhos-do-cabo na África do Sul

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório