Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Omicron já está nos Estados Unidos? Fauci "não ficaria surpreendido"

Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), asseverou que, até ao momento, não foi detetado qualquer caso da nova variante no país.

Omicron já está nos Estados Unidos? Fauci "não ficaria surpreendido"
Notícias ao Minuto

16:14 - 27/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A variante B.1.1.529, denominada Omicron, que foi detetada inicialmente na África do Sul, está a 'espalhar-se' pelo mundo, tendo já chegado à Europa - com casos na Bélgica e no Reino Unido. Anthony Fauci, o principal conselheiro em epidemiologia da Casa Branca, revelou, este sábado, que "não ficaria surpreendido" se esta também já se encontrasse nos Estados Unidos. 

Em declarações à NBC News, o especialista garantiu que a Omicron "ainda não foi detetada" no país, mas que quando "existe um vírus que está a apresentar um grau de transmissibilidade e [que] já tem casos relacionados com viagens", "quase invariavelmente vai acabar por aparecer por toda a parte"

E acrescentou: "A sua capacidade de infetar as pessoas que se recuperaram da infeção e até mesmo quem foi vacinado faz-nos dizer que [a variante] é algo a que temos de prestar muita atenção e estar preparados". "Pode não se verificar, mas queremos estar à frente" da possibilidade. 

Recorde-se que, esta sexta-feira, o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC, na sigla em inglês), asseverou que, até ao momento, não foi detetado qualquer caso da variante Omicron nos Estados Unidos.

"O CDC está a monitorizar constantemente variantes e o sistema de vigilância de variantes dos Estados Unidos detetou de forma fiável novas variantes neste país. Se surgir nos Estados Unidos, esperamos identificar a Omicron rapidamente", fez notar a agência do Departamento de Saúde e de Serviços Humanos em comunicado.

Também ontem, os Estados Unidos impuseram restrições às viagens de cidadãos norte-americanos com proveniência da África do Sul, de Moçambique, Botswana, Lesoto, Namíbia, Maláui, Zimbabué e Eswatini devido ao surgimento desta nova estirpe do coronavírus.

Leia Também: Regulador dos EUA afirma que comprimido anti-covid-19 da Merck é eficaz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório