Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Negociador iraniano chegou a Viena ante de se retomarem as conversações

O negociador iraniano encarregado do dossiê nuclear chegou hoje a Viena, antes do início, na segunda-feira, das negociações para relançar o acordo de 2015 entre Teerão e as grandes potências, anunciou a agência oficial noticiosa do Irão, Irna.

Negociador iraniano chegou a Viena ante de se retomarem as conversações
Notícias ao Minuto

14:08 - 27/11/21 por Lusa

Mundo Nuclear

"A liderar a delegação, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros [iraniano], Ali Bagheri, chegou a Viena [...] para participar na reunião da comissão conjunta do acordo nuclear iraniano", informou a agência.

As negociações, suspensas desde junho, devem ser retomadas na segunda-feira na capital austríaca, tendo de um lado o Irão, e Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia do outro, para salvar o acordo nuclear com Teerão em 2015.

Os Estados Unidos devem participar indiretamente nas discussões. 

O acordo previa limitar significativamente o programa nuclear iraniano em troca de uma flexibilização das sanções económicas. 

Os Estados Unidos retiraram-se unilateralmente em 2018 e reintroduziram sanções, acusando Teerão de tentar adquirir armas atómicas sob pretexto de um programa nuclear civil. 

O Irão, por sua vez, tem desde então abandonado gradualmente os seus compromissos. 

Na sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, afirmou que seria possível chegar-se "imediatamente a um acordo" se "as outras partes estiverem prontas para cumprir as suas obrigações e suspender as sanções".

O chefe da diplomacia iraniana pediu também "uma garantia séria e suficiente" de que os Estados Unidos não abandonarão o acordo. 

No mesmo dia, Teerão acusou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), responsável pelo monitoramento do programa nuclear do Irão, de "tratamento discriminatório", poucos dias depois de receber o diretor-geral da organização, Rafael Grossi.

Leia Também: Alto responsável iraniano visita Emirados Árabes Unidos e Kuwait

Recomendados para si

;
Campo obrigatório