Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Autoridades italianas apreendem mais de 11.000 antiguidades

As autoridades italianas apreenderam hoje mais de 11.000 antiguidades na Sicília (sul), desde o período helenístico até ao período medieval, que tinham sido roubadas de um sítio arqueológico clandestino.

Autoridades italianas apreendem mais de 11.000 antiguidades
Notícias ao Minuto

13:55 - 27/11/21 por Lusa

Mundo Escavação

A operação foi realizada pela unidade de protecção do património dos carabinieri (polícia militarizada) por ordem do Ministério Público de Patti, depois de uma denúncia da existência de uma escavação clandestina no sítio "Halaesa Arconidea".

Este é um enclave no extremo oriente da Sicília fundado pelo Siculi, o povo que dominou a Sicília antes da chegada dos colonos helénicos, que a partir do século VIII a.C. fizeram o sul da península italiana Magna Graecia.

A investigação "imediatamente" confirmou que o local estava a ser escavado clandestinamente, e os objetos encontrados, mais de 11.000 artigos de grande valor escondidos em duas casas em Caronia e Syracuse, foram apreendidos.

Os objectos incluem lâmpadas de petróleo, peças de tecelão, bustos, "oscilum" (medalhas utilizadas para ofertas votivas aos deuses), tesselas de mosaico, elementos de pasta de vidro e bronze e cerâmica dos tempos antigos e medievais.

A polícia identificou e denunciou os responsáveis pela escavação clandestina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório